Operação Corta-Fogo 2016 é antecipada no estado de São Paulo

Antecipação ocorreu por conta de vários incêndios que ocorreram desde abril

qua, 18/05/2016 - 15h16 | Do Portal do Governo

Começou nesta terça-feira (17) a Operação Corta-Fogo no estado de São Paulo. Por conta de vários incêndios que ocorreram desde abril, como por exemplo dois em unidades de conservação durante o feriado de Tiradentes, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente antecipou a operação, que normalmente começa no mês de junho e se estende até o final de outubro, período mais seco do ano, com maior risco de incêndios florestais.

Veja os cuidados para evitar queimadas

A escolha do local para o lançamento da campanha também teve uma importante motivação. “Escolhemos o Parque do Jaraguá para o lançamento da Operação Corta-Fogo 2016 porque, lamentavelmente, tivemos agora em abril uma ocorrência de incêndio que destruiu três hectares aqui do Parque do Jaraguá, causada pela soltura de um balão. Infelizmente, sabemos que uma das grandes ameaças ao nosso patrimônio ambiental relaciona-se aos incêndios florestais, aqui no Jaraguá e em todas nossas outras áreas protegidas. O fogo pode destruir centenas de hectares de área protegida em poucas horas”, disse a secretária de Estado do Meio Ambiente Patrícia Iglesias.

Durante o evento, ela fez um alerta: “a prática de soltar balões, apesar de parecer uma brincadeira inocente, já fez muitas vítimas e queimou inúmeros hectares de vegetação. Na realidade, a grande maioria das causas de incêndios é de origem humana, potencializada em períodos de seca: queimadas irregulares, cigarros na beira de estradas, fogueiras mal apagadas, ou mesmo incêndios criminosos, causados intencionalmente”.

O secretário da Casa Militar, Cel. José Roberto, destacou que “o primeiro trimestre deste ano foi o mais quente dos últimos anos, o que é motivo de preocupação com as mudanças climáticas”.

Mais sobre a Operação
A Corta-Fogo é o braço operacional do sistema, que prevê a integração das ações de prevenção, monitoramento, controle e combate a incêndios florestais. A Operação é coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente (SMA) em conjunto com a Casa Militar, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental e municípios parceiros. Também participam a Fundação Florestal (FF), Instituto Florestal (IF) e Companhia Ambiental do Estado (Cetesb).

Brigadas Municipais
Para enfrentar os problemas associados aos incêndios florestais, a Operação Corta-Fogo estimula a formação de brigadas municipais e promove capacitação de agentes públicos para ações de prevenção e combate ao fogo em cobertura vegetal. Para 2016, foram programadas 14 oficinas em diferentes regiões, promovidas pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Além da participação nos treinamentos, os municípios podem agendar capacitações específicas com as Unidades do Corpo de Bombeiros. As cidades que treinarem suas brigadas municipais pontuam no Programa Município VerdeAzul, da SMA.

As informações são da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Do Portal do Governo do Estado