Especialista esclarece dúvidas sobre a vacina contra gripe

O Portal do Governo conversou com a diretora técnica da Divisão de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Dra. Helena Sato; assista ao vídeo

seg, 11/04/2016 - 17h41 | Do Portal do Governo



O que previne a vacina contra a gripe? Quais são os grupos prioritários? Qual é o tipo de vacina oferecida pelo Governo do Estado? Qual a diferença entre a vacina trivalente e a vacina quadrivalente? Essas e outras dúvidas surgem quando se fala em início da campanha de vacinação. Pensando nisso, o Portal do Governo do Estado conversou com a diretora técnica da Divisão de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Dra. Helena Sato (ASSISTA AO VÍDEO AO LADO).

As vacinas trivalentes, produzidas pelo Instituto Butantan, principal produtor de imunobiológicos do Brasilprotegem contra os vírus do inverno de 2016: Influenza A/California (H1N1), Influenza A/Hong Kong (H3N2) e Influenza B/Brisbane.

O grande objetivo da imunização, de acordo com a especialista, “é proteger os grupos prioritários, pois se infectados pelo vírus Influenza não apresentarão quadro evolutivo de complicações como pneumonia e internação hospitalar.”

No estado de São Paulo, os grupos prioritários são: 982,8 mil crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, 179 mil gestantes e 1,83 milhão de idosos.

Começa a vacinação contra gripe na Capital e Grande SP para grupos prioritários

Dra. Helena Sato também desmistifica a probabilidade da vacina provocar gripe. “A vacina não tem capacidade nenhuma de causar doença, apenas proteção”, finaliza.

Quer saber mais? Assista ao vídeo ao lado.

Do Portal do Governo do Estado