Destino da Semana: Piracicaba e seus traços históricos

Pontos culturais preservam a trajetória do município localizado a pouco mais de 160 quilômetros da capital paulista

sex, 29/01/2016 - 19h01 | Do Portal do Governo

Uma leitura dos projetos arquitetônicos mais charmosos do século 19 e 20 trazem uma aura especial para a cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo. Formada por um conjunto de atrações histórico-cultural, Pira, como ficou conhecida entre os mais íntimos, é um verdadeiro patrimônio. E o melhor, perto da capital paulista – a apenas 164 quilômetros de distância.

Pela região e arredores, opções não faltam para levar o visitante de volta ao passado. A começar pela Rua do Porto, o cartão-postal da cidade. O local, antigamente povoado pela população ribeirinha, agora reconta a história do município. Bem no início do trajeto está o Museu da Água, depois o visitante encontra outros pontos de atração como a Casa do Povoador, o Largo do Pescador, o Casarão do Turismo, o Centro Gastronômico, e a Casa do Artesão.

A Casa do Povoador, inclusive tombada como Patrimônio Histórico do Estado, encabeça a lista dos pontos de parada mais visitados pelos turistas. Construído no finalzinho do século 19, a edificação é a mais antiga da cidade e hoje abriga o centro cultural com exposições, mostras e, periodicamente, oficinas de arte.

Outros dois pit-stops recomendados para quem quer mergulhar na história da cidade é o Casarão do Turismo e o Museu da Água.  O primeiro, construído no século 19, a casa abrigava uma antiga olaria e traz nos traços arquitetônicos o estilo neo-colonial da economia desta época.

Já o Museu da Água abrigou a primeira Estação de Captação e Bombeamento de água da cidade. Com uma área de 12 mil m² às margens do Rio Piracicaba, ele preserva a arquitetura antiga e hoje oferece educação ambiental aos visitantes.

Quando o assunto é água e educação ambiental, o Aquário Municipal da cidade também colabora, e muito, para destacar a importância da preservação. Por lá, há  três aquários, que medem 3 metros de comprimento por 1 metro e 80 centímetros de altura, com capacidade de 2.400 litros, cerca de 3.000 peixes, de aproximadamente 80 espécies.

Conheça outros atrativos do turismo de Piracicaba no site da Secretaria de Turismo da cidade

Do Portal do Governo do Estado