Ipem realiza Operação Pente Fino em produtos natalinos

Mais de 700 mercadorias foram avaliadas; multas podem chegar a 30 mil reais

ter, 15/12/2015 - 21h12 | Do Portal do Governo

Verificar se os produtos típicos de Natal pesados sem a presença do consumidor realmente correspondem ao indicado na embalagem foi a missão a Operação Pente Fino, feita pelo IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), entre os dias 16 de novembro e 10 de dezembro.

A fiscalização foi feita em mercadorias vendidas em supermercados de pequeno, médio e grande porte. Ao todo, foram 727 produtos (aves e carnes típicas das ceias de fim de ano, como peru, chester, tender, presunto, pernil, pescados e carnes em geral, além de cereais, pães, panetones, frutas in natura e secas), dos quais 107 (15%) apresentaram peso inferior ao indicado na embalagem. Dos 200 estabelecimentos fiscalizados, 52 (26%) foram autuados.

As multas podem variar de R$ 640 a R$ 30 mil, dobrando na reincidência. No entanto, os estabelecimentos autuados têm 10 dias para apresentar sua defesa ao órgão. Esta operação fez parte de um conjunto de ações de intensificação das fiscalizações rotineiras do IPEM-SP, com o objetivo de identificar irregularidades em produtos e garantir que o consumidor não seja prejudicado nas compras de final do ano.

Acesse a tabela com as irregularidades na Capital e interior, clique aqui.

Do Portal do Governo do Estado.