Divirta-se sem pagar nada: veja as opções gratuitas de São Paulo

Estado oferece desde aventuras em parques até atividades em museus

sáb, 21/11/2015 - 10h45 | Do Portal do Governo

Para curtir o fim de semana, nada melhor do que ecolher um passeio de graça. O Governo do Estado de São Paulo conta com opções tanto para quem gosta de se aventurar tanto para aqueles que preferem atividades culturais.

O Jardim Botânico de São Paulo é uma opção para os apaixonados por piquenique. O local é uma opção perfeita, graças ao cenário convidativo com muito verde e belezas naturais. Para garantir uma mesa, é bom chegar cedo.

Neste feriado, aproveite o brilho do dia nos parques estaduais de SP

O Parque da Água Branca também tem diferentes opções de lazer com playgrounds e ambientes para piqueniques. Quem for lá às terças, sábados e domingos ainda pode saborear um café da manhã orgânico, servido no quiosque perto da Feira do Produtor.

A Pedra Grande, localizada no Parque Estadual da Cantareira, é uma ótima pedida para quem gosta de aventura. Do alto da Pedra os visitantes podem apreciar uma vista skyline para a cidade. Para isso, é preciso um pouco de fôlego para subir uma trilha de uma hora e meia. Mas, sem dúvida, o esforço vale a pena.

Aproveite os parques urbanos para fazer um piquenique com as crianças

Para quem gosta de pedalar, que tal convidar aquele amigo para andar na ciclovia entre os parques Cândido Portinari e Villa-Lobos? São 11 km de pura diversão. Além do trajeto ideal para curtir o visual, os parques contam com playgrounds, espaço para piquenique, quadras, campos de futebol e aparelhos de ginástica. Lembrando que o visitante pode levar sua própria bike ou alugar uma no local.

Já no Parque Estadual do Rio Turvo, no Núcleo Capelinha, os visitantes podem conhecer a Trilha da Cachoeira, que tem como principais atrativos a contemplação das serras e mirantes em seu percurso, além da própria cachoeira. Outro atrativo é a Trilha das Andorinhas, onde os visitantes poderão passear por um rio encachoeirado. Para informações, ligue para (13) 3821-1480, (13) 3821-5030 e (13) 3855-7137, ou mande um e-mail para: pe.rioturvo@fflorestal.sp.gov.br.

Os turistas que estiverem em São Sebastião poderão visitar a trilha da Praia Brava, que conta com subidas íngremes, passando por mirantes, terminando na Praia Brava, que é deserta e boa para a prática de surf. O Núcleo São Sebastião reserva também um passeio pelo Sítio Arqueológico São Francisco, o mais importante sítio arqueológico do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM). São 3 km quadrados de ruínas de aquedutos, terraços, fornos e oratórios, de mais de 200 anos de história de um engenho que era, na verdade, uma fazenda de escravos. Os interessados devem ligar para (12) 3865-4335 ou (12)3892-2620. Para mais informações, escreva para pesm.saosebatiao@fflorestal.sp.gov.brpesm.nss@gmail.com.

Museus
Orçamento apertado não é mais desculpa para deixar de visitar os Museus de São Paulo. Todos os equipamentos culturais oferecem um (ou mais) dia de visitação gratuita. Desde maio de 2014, os museus administrados pela Secretaria da Cultura do Estado têm entrada gratuita aos sábados.

Em São Paulo, fazem parte desta programação a Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida, Catavento, Museu Afro Brasil, Museu de Arte Sacra, Memorial da Resistência, Museu da Casa Brasileira, Museu do Futebol, Museu da Língua Portuguesa, Museu da Imigração, Paço das Artes, Pinacoteca, Estação Pinacoteca e MIS (que terá gratuidade nas exposições do térreo e do Acervo).

Também participam, no interior, o Museu Felícia Leirner, em Campos do Jordão, o Museu do Café, em Santos, o Museu Índia Vanuíre, em Tupã, e o Museu Casa de Portinari, em Brodowski.

Aos domingos é a vez do Museu da Casa Brasileira liberar a catraca. A Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida, o Memorial da Resistência e o Museu Índia Vanuíre em Tupã oferecem livre acesso todos os dias.

Leia mais sobre a gratuidade dos Museus. Veja os endereços dos equipamentos. 

Do Portal do Governo do Estado