Mobilização nas escolas pretende tirar dúvidas dos pais sobre a reorganização

"Dia E", que acontece neste sábado nas cinco mil unidades estaduais, vai reunir pais, responsáveis, alunos, professores e equipes gestoras

ter, 10/11/2015 - 17h53 | Do Portal do Governo

A Educação de São Paulo fará neste sábado (14) uma megamobilização nas cinco mil unidades de ensino. Chamado de “Dia E”, o encontro vai reunir pais, responsáveis, alunos, professores e equipes gestoras. O objetivo da data é explicar detalhes do plano de reorganização e informar como será o perfil da rede no próximo ano.

A mudança, anunciada em setembro, criará 754 escolas de ciclo único em todo o Estado. Pais e responsáveis devem se dirigir às unidades onde o aluno está matriculado em 2015.

O público terá acesso às listas com o nome dos 311 mil alunos transferidos e as escolas que os receberão. A orientação é que o atendimento seja feito em salas de acordo com o ano e série. Os horários das reuniões foram definidos pela direção e estarão fixados em cartazes e avisos durante toda a semana.

Além de tirar dúvidas sobre o processo, as salas do Acessa Escola também ficarão abertas para o recadastramento. A ideia é oferecer mais uma oportunidade para atualizar dados como endereço, telefone e informações pessoais. Representantes das Associação de Pais e Mestres, Conselho de Escola e Grêmios estudantis também foram convocados e vão contribuir na recepção dos convidados.

Diálogo com a rede
Para chegar ao novo cenário, a Educação ouviu dirigentes e educadores que atuam em cada região e, assim, traçou o projeto final. O declínio da população em idade escolar (hoje são quase 2 milhões a menos em relação a 1998) e as vantagens pedagógicas de unidades de um segmento foram os principais critérios utilizados pela Secretaria para validar a reorganização.

Do Portal do Governo do Estado