Etec Perus desenvolve aparelho que transforma barulho em energia elétrica

O projeto, selecionado para a Feteps 2015, foi criado por três alunos do curso técnico em Eletrônica

ter, 06/10/2015 - 14h23 | Do Portal do Governo

Já pensou em transformar barulho em energia elétrica? Três alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Gildo Marçal Bezerra Brandão, em Perus, na zona norte da capital, pensaram e desenvolveram um equipamento que converte energia sonora em eletricidade.

Um microfone capta os sons e um circuito eletrônico os transforma em tensão elétrica armazenada em baterias. O projeto, batizado de Transdutor de energia sonora para energia elétrica, será apresentado em outubro, na 9ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, a Feteps.

Sob a orientação do professor Eduardo Guilherme da Silva, os estudantes João Paulo Leite da Silva, Victor Bruce Ramos e Vinicius Costa Souto montaram o circuito eletrônico, formado por pré-amplificadores e amplificadores para captar a energia sonora do ambiente. Assim, conseguiram gerar eletricidade suficiente para carregar a bateria de um telefone celular.

“Se utilizarmos um microfone potente e um circuito simples de amplificação, é possível carregar um celular em qualquer lugar onde haja uma intensidade sonora relevante, em aproximadamente uma hora e quarenta minutos. Não necessariamente precisa ser um som extremamente alto”, explica Vinicius, de 19 anos.

Segundo a pesquisa, é possível fornecer energia elétrica para equipamentos eletrônicos, como televisores e rádio, e para a iluminação pública. O grupo também estuda meios de aplicar o projeto em larga escala em locais com muito barulho, como estádios de futebol e ruas movimentadas, gerando eletricidade para utilização no próprio local.

“Um estádio, por exemplo, tem nível de ruído muito alto. Seria possível utilizar a técnica como uma fonte de energia paralela”, afirma o professor, que ressalta os aspectos sustentáveis do trabalho: “A energia gerada é limpa porque não envolve a queima de combustíveis”.

A sustentabilidade também é uma motivação para os alunos envolvidos no projeto. “Sinto que estou fazendo a minha parte”, diz Vinicius. “Se a energia for produzida em larga escala, conseguimos contribuir para a redução de danos ao meio ambiente”.

O Transdutor de energia sonora para energia elétrica foi selecionado entre 1.085 trabalhos inscritos na Feteps e será exposto nos dias 21, 22 e 23 de outubro, juntamente com outros 202 projetos de Etecs, Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) e instituições de diferentes estados e países.

Do Portal do Governo do Estado