Veja como tirar o RG do seu bebê

Mais de 95 mil crianças de até três anos já tiraram o documento de identidade em 2015

qui, 16/07/2015 - 8h12 | Do Portal do Governo

Estatísticas oficiais divulgadas pelo programa Poupatempo indicam que somente no Estado de São Paulo 187,1 mil bebês de até três anos tiraram o RG, de janeiro a dezembro de 2014. No ano anterior, foram 156,8 mil na mesma faixa etária. Em 2015, só de janeiro a maio, mais 95,2 mil crianças de até três anos. Do total de mais de 439 mil bebês que fizeram o RG desde janeiro de 2013, 166,4 mil tinham menos de um ano de idade quando foram levados pelos pais a um dos postos do Poupatempo.

Há casos em que o bebê é levado com poucos dias de vida para tirar o documento. Como as digitais ainda não estão totalmente definidas, apenas as impressões digitais dos dedões são documentadas na carteira de crianças de até cinco anos. No espaço para a assinatura, a identidade dos bebês traz o aviso de que o portador está “impossibilitado de assinar”.

Atendimento preferencial

Com o filho pequeno no colo, os pais recebem atendimento preferencial na hora de tirar o documento. Para maior comodidade dos cidadãos, o Poupatempo oferece um serviço de remessa de documentos pelos Correios por R$ 9,09.

Os atendentes do Poupatempo já sabem como contornar problemas que costumam surgir na hora de atender crianças. É o que revela a assistente administrativa do Poupatempo, Bethânia Vícola. “Elas [ as crianças] às vezes se assustam com as luvas usadas pelos técnicos que fazem a coleta biométrica, pois acham que vão tomar vacina. Os funcionários já sabem e usam uma luva como bixiga para distrair durante o atendimento. É comum ver funcionários do Poupatempo com crianças no colo para evitar choro.”

Importância

De acordo com o programa, muitos pais consideram que o documento é uma garantia a mais em termos de segurança. Se antes de pedir a emissão do RG os pais providenciarem o CPF da criança, a identidade já terá impresso o número de identificação que valerá para a vida toda para assuntos ligados à Receita Federal. Outra vantagem da identidade para as crianças é facilitar a abertura de uma conta corrente para pais que desejam iniciar desde cedo uma poupança.

Veja como tirar o RG do bebê:

Agende a ida ao Poupatempo, que pode ser feito facilmente pelo celular por meio do aplicativo SP Serviços. Também é possível agendar pelo telefone 0800 772 3633 (Disque Poupatempo) ou pelo site www.poupatempo.sp.gov.br.

– O que é necessário:
Certidão de nascimento original e cópia
Número de inscrição no CPF (se tiver)
Documento da mãe original e cópia
1 foto 3×4 (com fundo branco). A foto pode ser tirada no Poupatempo

Do Portal do Governo do Estado