Mel para crianças só depois de 1 ano

Estudo da Unesp encontra bactéria Clostridium botulinum em 7% das amostragens

dom, 05/07/2015 - 12h47 | Do Portal do Governo

“Dá um mel que alivia a tosse.” Você provavelmente já deve ter ouvido essa frase muitas vezes depois que seu filho nasceu. Mas a solução para o desconforto não é tão simples assim. Já nas primeiras consultas os pediatras orientam sobre a restrição do consumo do mel até 1 ano de idade. Uma pesquisa da Unesp (Universidade Estadual Paulista) revelou que 7% das amostras de mel comercializado por ambulantes contém a bactéria Clostridium botulinum.

O estudo da Unesp, realizado em várias regiões do país, mostrou a presença da bactéria em 7% das 100 amostras de mel comercializadas por ambulantes, mercados e feiras livres.

O vírus Clostridium botulinum é responsável pela transmissão do botulismo, doença que atinge os nervos e músculos. Embora seja rara, é grave. O sistema imunológico, de 0 até 1 ano de idade, não está desenvolvido o suficiente para combater esta bactéria. Os adultos também podem contrair a doença, mas, somente se já tenham problemas relacionados à flora intestinal.

Sintomas e tratamento do botulismo

A criança fica abatida, tem dificuldade de controle dos movimentos, apresenta abalos musculares e episódios semelhantes a crises convulsivas. Não há tratamento para a doença. O diagnóstico precoce é fundamental para controlar os sintomas.

Do Portal do Governo do Estado