Laboratório Microbiológico amplia segurança alimentar

Primeiro de São Paulo, local atestará sanidade dos plantéis avícolas para as doenças de influenza aviária e laringotraqueíte, indispensável para o trânsito internacional

qui, 02/07/2015 - 16h21 | Do Portal do Governo

A cidade de Descalvado, localizada na região de Campinas, acaba de ganhar o primeiro Laboratório de Controle Microbiológico do Instituto Biológico (IB-APTA) do Estado de São Paulo. O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta quinta-feira, 2, um dos poucos laboratórios no Brasil que atesta a sanidade dos plantéis avícolas para as doenças de influenza aviária e laringotraqueíte, indispensável para o trânsito internacional com vistas à exportação de material genético.

O Instituto Biológico já realiza análises microbiológicas em fábricas de rações no Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola, em Descalvado, desde 2009, assim como os ensaios para diagnósticos de doenças das aves. Com o novo espaço, o IB pretende aumentar consideravelmente as oito mil análises que já realiza, ser acreditado pelo Inmetro e credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para poder emitir resultados oficiais de ensaios laboratoriais em produtos destinado ao mercado externo. A expectativa é que o Instituto Biológico consiga esta certificação em um ano.

“Hoje, se você não tiver certificação e sanidade, não vai a lugar nenhum. Então é fundamental esse trabalho de sanidade e segurança alimentar. Os alimentos são testados aqui. Descalvado é hoje um grande centro de ração animal. Tem muitas indústrias aqui e isso tudo é certificado. Então, é um laboratório estratégico para o desenvolvimento e segurança alimentar”, explicou Alckmin.

O investimento para construção do novo espaço para o laboratório e a compra de equipamentos foi de R$ 1 milhão, sendo R$ 836 mil oriundos do Tesouro do Estado e o restante de captação do Instituto Biológico. Com a nova unidade, espera-se aumentar a capacidade operacional do Instituto, implementar novos ensaios laboratoriais, incrementar a prestação de serviços, ampliar suas linhas de pesquisa científica, melhorar o atendimento aos setores do agronegócio e aumentar o número de clientes. Atualmente, o IB realiza análises de qualidade microbiológica de alimentos para empresas de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Pernambuco.

Localização estratégica

A localização da unidade em Descalvado é importante, pois a região paulista possui empresas do setor de alimentos, inseridas nas áreas de leite e derivados, carne de frango e subprodutos. A produção de alimentos com matéria-prima de origem animal traz riscos de contaminação dos produtos, por conta dos micro-organismos presentes nos animais e das condições de higiene durante o processamento.

O mercado de rações é outro segmento importante que poderá ser atendido pelo Instituto Biológico: a comercialização de ração para cachorro não exige análises relacionadas à salmonela. A salmonela provoca doenças em humanos, daí o interesse das indústrias de ração nesse tipo de análise.

De acordo com a União Brasileira de Avicultura (UBABEF), o Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango. Cerca de 90% de todo o material exportado pelo Estado de São Paulo passa pelo Instituto Biológico para comprovar a sanidade.

Do Portal do Governo do Estado