Unesp oferece centro de medicina para animais selvagens

Unidade presta atendimento especializado nas áreas de clínica, cirurgia e de diagnóstico a animais selvagens em situação de risco

qua, 27/05/2015 - 21h22 | Do Portal do Governo

Animais selvagens resgatados em 300 cidades do Estado de São Paulo, além de outros estados brasileiros, recebem tratamento específico no Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens, ligado à Unesp (Universidade Estadual Paulista), em Botucatu. A unidade presta atendimento especializado nas áreas de clínica, cirurgia e de diagnóstico a animais selvagens em situação de risco, resgatados pelo poder público ou encaminhados pela população.

Após receber atendimento, sempre que possível os animais são devolvidos à natureza, obedecendo às indicações de locais próprios para este fim por órgãos competentes. A unidade também capacita profissionais responsáveis pelos resgates (polícia militar ambiental, polícia civil, guarda municipal, corpo de bombeiros, etc.), o que garante a segurança das pessoas envolvidas e aumenta as chances de recuperação do animal.

Outra competência do centro é reunir dados para pesquisas a fim de aumentar as chances de sobrevivência e soltura dos animais atendidos e educar crianças, jovens e adultos para a preservação da fauna silvestre. Em breve, o Hospital Veterinário de Animais Selvagens do Cempas deve ser reformado com recursos do governo do Estado. Hoje, a unidade recebe animais de todos os portes, desde leões e tigres até pássaros. Veja mais informações aqui.

Do Portal do Governo do Estado