Ensino técnico é passaporte para a empregabilidade

Após um ano da conclusão do curso, mais de 70% dos formados trabalham nas respectivas áreas

sex, 22/05/2015 - 16h30 | Do Portal do Governo

A formação técnica especializada é um passaporte para a empregabilidade e para uma carreira em ascensão. Para os interessados, as Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) e as Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo) têm mais de 280 escolas espalhadas por 161 municípios e oferecem 206 opções de cursos específicos.

Após um ano de conclusão, 79% dos formados nas Etecs e 91% dos que cursaram Fatec trabalham nas respectivas áreas. De acordo com o coordenador do ensino médio e técnico do Centro Paula Souza, Almério Melquíades Araújo, quase a totalidade dos alunos que procuram os cursos técnicos das Etecs querem sustentação também para uma formação superior.

Os cursos têm peculiaridades regionais e são divididos por áreas. Há por exemplo os mais tradicionais como mecânica, eletrônica e secretariado, que são oferecidos há mais de 50 anos e aqueles com oferta mais restrita, como os da área de comunicação, web e arte.

Pela internet é possível encontrar a área de interesse. No site do Centro Paula Souza é necessário selecionar a cidade e instituição. Ao clicar na opção desejada o site exibe uma lista de locais onde pode ser feito o mesmo curso e assim facilita a logística de locomoção do aluno.

A lista completa de cursos e instituições estão no site.

Números

Etecs

Cursos técnicos gratuitos com duração de três a quatro semestres, nas modalidades subsequente, concomitante e integrada ao Ensino Médio. São 135 opções voltadas aos setores industrial, agropecuário e de serviços:
79% dos alunos estão empregados até um ano após terminar o curso
57% dos técnicos ganham até 3 salários mínimos
11% dos técnicos ganham de 3 a 5 salários mínimos
52% trabalham na área do curso

Fatecs

Cursos gratuitos de nível superior com duração de três anos. São 71 modalidades em áreas como infraestrutura, tecnologia da informação, gestão de negócios, meio ambiente, entre outras:
91% dos alunos estão empregados até um ano após terminar o curso
28% dos tecnólogos ganham de 3 a 5 salários mínimos
25% dos tecnólogos ganham de 5 a 10 salários mínimos
71% trabalham na área do curso

Do Portal do Governo do Estado