Tatuzão chega à futura estação Brooklin da Linha 5-Lilás do Metrô

Plataforma está localizada no cruzamento das avenidas Roque Petroni Júnior e Santo Amaro; 67% das obras civis estão concluídas

qui, 07/05/2015 - 14h13 | Do Portal do Governo

Conhecida como Tatuzão, a  tuneladora Shield do Metrô chegou à estação Brooklin da Linha 5-Lilás nesta quinta-feira, 7. A roda de corte tem 6,9 metros de diâmetro e rompeu a parede de concreto. Era a última barreira que separava o túnel do corpo da estação que está com 67% das obras civis concluídas.

“As obras estão caminhando rigorosamente. Aqui na Linha 5 nós temos três Shields e em dezembro dois deles vão sair, que é quando se encerra a parte de túneis”, disse o governador Geraldo Alckmin em visita à plataforma. Atualmente está em execução a construção das estruturas internas, e o método construtivo utilizado é o VCA (Vala a Céu Aberto). 

Quando estiver pronta, a estação Brooklin, localizada no cruzamento das avenidas Roque Petroni Júnior e Santo Amaro, deverá receber 30 mil pessoas por dia. Serão dois acessos, duas plataformas laterais, 24 escadas rolantes, cinco elevadores e seis pavimentos, além de banheiros masculino, feminino e para deficientes, ou seja, 8.100 metros quadrados de área construída e 24 metros de profundidade. “A linha 5 integrará com a linha 9 da CPTM e a Linha 2-Verde do Metrô”, destacou o governador.

Mais sobre o Tatuzão 

Antes de chegar à estação Brooklin, o Shield saiu em 17 de dezembro do canteiro de obras da estação Borba Gato, em Santo Amaro, e perfurou 746 metros, instalando cerca de 500 anéis de concreto com fibras de aço, que fazem o revestimento dos túneis.

Após a chegada ao Brooklin, a máquina passará por um período necessário de manutenção. Em seguida, será arrastada sobre a laje de fundo para ser posicionada no extremo oposto da estação e iniciar a próxima etapa de escavação, com destino à estação Campo Belo.

Do Portal do Governo do Estado