SP realiza obras para garantir abastecimento de água no curto prazo

Entre as medidas, estão a construção de novos reservatórios e o aumento na captação e vazão de água nos sistemas Guarapiranga, Rio Grande e Alto Tietê

qui, 12/02/2015 - 8h59 | Do Portal do Governo

A fim de garantir o abastecimento de água, o Governo de São Paulo vem desenvolvendo medidas de curto, médio e longo prazo. Ainda em 2015, haverá aumento na vazão dos sistemas Guarapiranga e Rio Grande. Além disto, haverá a interligação da represa Billings com o sistema Alto Tietê. Também para reforçar o Alto Tietê, foram iniciadas obras de captação de água do rio Guaió. Em conjunto, as quatro ações permitem o aumento na vazão de água em 8 m³ por segundo, o que corresponde ao abastecimento de mais de 2,4 milhões de pessoas.

Somente a interligação da represa Billings com o sistema Alto Tietê vai gerar um aumento na produção de 4 m³ por segundo. A adutora construída vai levar esta água para ser tratada na ETA (Estação de Tratamento de Água) Taiçupeba.

O Alto Tietê terá ainda o reforço a partir das obras para captação de água do rio Guaió. Serão implantadas tubulações para levar 0,8 m³/s de água nova até a represa Taiaçupeba. Esta água será tratada na ETA de Suzano e depois será distribuída na Região Metropolitana de São Paulo.

No Sistema Guarapiranga, o aumento ocorre a partir da utilização de membranas de ultrafiltração que reduzem o tempo do tratamento de água, que antes levava duas horas e, agora, ocorre entre 20 e 30 minutos. Em dezembro, já houve aumento de 1 m³/s. Isto equivale a duas caixas d’água de 500 litros a cada segundo. Em 2015, a produção de água será aumentada em mais 1 m³/s neste sistema.

No sistema Rio Grande, houve aumento de 0,5 m³/s de água no final de 2014 e haverá mais 2,2 m³/s ainda em 2015, que virão do braço do Rio Pequeno, afluente da Billings que será bombeado até a barragem do Rio Grande.

Reservatórios de água

Novos reservatórios de água estão sendo construídos pela Sabesp na Grande São Paulo. O objetivo é dar mais segurança ao abastecimento, especialmente em regiões mais altas. Ao todo, serão 29 novos reservatórios. Sete já foram entregues: dois no Alto Boa Vista, um no Capão Redondo, um no Jardim Ângela, todos na capital, um em Itapecerica da Serra, um em Diadema e um em São Bernardo do Campo.

Outros sete serão entregues ainda em 2015: Barueri, Embu das Artes, Embu Guaçu, Franco da Rocha, Francisco Morato, Itapecerica da Serra e Osasco. Ao todo, os 29 novos reservatórios terão capacidade para 235 milhões de litros de água. O investimento é de R$ 169 milhões.

Do Portal do Governo do Estado