Governo de SP cria conselho que unifica sistemas de inteligência das polícias do Estado

Dentre as atribuições do órgão está a elaboração e o acompanhamento das diretrizes do Plano Estadual de Segurança Pública

qui, 22/01/2015 - 16h10 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de aprimorar o trabalho dos policiais e aproximar as corporações, o Governo de São Paulo criou um Conselho para coordenar as ações policiais e integrar os sistemas de inteligência das corporações. A criação do Conselho será publicada amanhã, 23, no Diário Oficial do Estado.

O Conselho Integrado de Planejamento e Gestão Estratégica (CIPGE), órgão ligado diretamente ao gabinete da Secretaria da Segurança Pública, irá propor formas para a criação de um centro de informações único, que integrará centros de operações da Polícia Civil (Cepol), Militar (Copom) e do Corpo de Bombeiros (Cobom).

O CIPGE terá entre suas atribuições a elaboração e o acompanhamento das diretrizes do Plano Estadual de Segurança Pública, coordenação e análise dos dados dos setores de inteligência, planejamento das operações das polícias Científicas, Civil e Militar e articulação da integração com outros órgãos de segurança, da União ou dos municípios.

O Conselho poderá sugerir medidas para controle da letalidade de policiais na atividade operacional, além de fiscalizar o Programa de Metas e Bônus por Resultados. O grupo também irá indicar investimentos nos órgãos policiais de acordo com a dotação orçamentárias e poderá propor mudanças legislativas ou administrativas, para melhorar o trabalho dos agentes.

Do Portal do Governo do Estado