Carreta de mamografia “Mulheres de Peito” chega a Jandira

Veículo ficará estacionado durante todo mês de janeiro na praça de Eventos Elias Barjudi Jandira, ao lado da prefeitura

sex, 09/01/2015 - 14h23 | Do Portal do Governo

Após passar por 31 locais do Estado de São Paulo, a carreta-móvel do programa “Mulheres de Peito” chegou ao município de Jandira. O veículo, que oferece mamografia grátis sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade, ficará estacionado na praça de Eventos Elias Barjudi Jandira, ao lado da prefeitura, durante todo o mês de janeiro.

A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado. Para isso, quatro carretas-móveis percorrem os municípios paulistas desde o início do ano. As unidades móveis contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

Para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade, não há necessidade de pedido médico de mamografia para a realização do exame nas unidades móveis. Pacientes fora dessa faixa etária também poderão realizar os exames, mas desde que tenham em mãos o pedido médico, que pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto particular.

Horário de funcionamento

As mulheres poderão fazer exames de mamografia de segunda à sexta-feira, das 9h à 20h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados. As imagens captadas pelos mamógrafos serão encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sairá em até 48 horas após a realização do procedimento.

Do Portal do Governo do Estado