Central Hidrelétrica é inaugurada em Pirapora do Bom Jesus

A implantação da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Pirapora vai conferir mais segurança e estabilidade no fornecimento de energia para a região

ter, 23/12/2014 - 15h38 | Do Portal do Governo

Foi inaugurada nesta terça-feira, 23, uma central hidrelétrica no município de Pirapora do Bom Jesus, na região metropolitana de São Paulo. O investimento na obra foi de R$ 158 milhões, dos quais 38% provenientes de recursos da Empresa Metropolitana de Águas e Energia – EMAE e 62% financiados pelo BNDES.

A implantação da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Pirapora vai conferir mais segurança e estabilidade no fornecimento de energia para a região e será essencial para a redução das espumas que se formam nas águas do rio Tietê junto ao município de Pirapora do Bom Jesus.

A unidade terá um sistema de captação que desviará a água por um túnel até a Casa de Força, local onde as turbinas serão acionadas para a geração da energia. Depois, a energia gerada será transferida para a subestação e posteriormente para a rede. A construção da hidrelétrica gerou 250 empregos diretos e teve baixo impacto ambiental, com o aproveitamento da barragem e do reservatório já existentes.

“[A hidrelétrica] é importante para o município de Pirapora do Bom Jesus porque gera desenvolvimento e vai produzir energia dentro do centro consumidor, que é a Grande São Paulo; vai trazer benefícios também tributários, o que vai ajudar a prefeitura a prestar melhores serviços à coletividade”, disse o governador Geraldo Alckmin.
A potência instalada de 25 MW (megawatts) é suficiente para atender cerca de 75 mil residências, ou 300 mil pessoas, com energia limpa e renovável.

Do Portal do Governo do Estado