Não sabe para onde ir neste verão? Conheça o litoral norte de São Paulo

Região é ideal para quem quer pegar onda e curtir a natureza

qua, 03/12/2014 - 17h39 | Do Portal do Governo

Águas transparentes, areias claras, trilhas e exuberante vegetação de Mata Atlântica. Assim o litoral norte de São Paulo convida os turistas a conferirem de perto o que a área reserva. Para os amantes do surfe, uma boa pedida são as praias de Maresias e Itamambuca. Já Boiçucanga e Ilha das Cabras garantem um excelente cenário.

Composta por mais de 30 praias, muitas com nomes indígenas, São Sebastião apresenta como um dos destaques Maresias. Conhecida internacionalmente pelos campeonatos de surfe, a praia é o verdadeiro point da cidade. Já em Boiçucanga, os visitantes podem desfrutar da tranquilidade do mar, propícia para o banho.

Outra praia da região, conhecida como Capital Nacional da Vela, Ilhabela possui 130 km de costa e 42 praias de diferentes estilos. Com o mar agitado, a praia de Castelhanos garante boas ondas que chegam a dois metros de altura. Com uma diversificada fauna e flora, o Santuário Ecológico da Ilha das Cabras é excelente para o mergulho. Os peixes de vários tamanhos, corais, estrelas-do-mar e até navios, garantem a diversão dos mergulhadores.

Partindo para Caraguatatuba, o Morro de Santo Antônio convida os turistas para um passeio de asa delta ou parapente. Do alto dos seus 325 metros, é possível ter uma vista privilegiada de toda a enseada da cidade, São Sebastião, além de boa parte de Ilhabela. Já em terra firme, a Lagoa Azul merece uma parada. Localizada no canto sul da praia do Capricórnio, é separada do mar por um banco de areia que garante um banho em água doce vinda do Rio Jetuba.

Finalmente em Ubatuba, cidade litorânea mais ao norte em São Paulo, a praia de Itamambuca é o grande destaque. Conhecida por abrigar campeonatos de surfe, é uma das mais belas e preservadas praias da região. Para completar a viagem, outra opção é ir até o lado tranquilo da Praia de Toninhas.

O acesso para o Litoral Norte, saindo de São Paulo, é feito pela Via Dutra (Rio-SP/BR 116) ou Rodovia Ayrton Senna (SP 70), até São José dos Campos. Depois, a descida se dá pela Rodovia dos Tamoios (SP-99).

Do Portal do Governo do Estado