SP ganha certificado da ONU como Estado modelo para enfrentar desastres naturais

Certificação destaca São Paulo como referência internacional para outros governos; reconhecimento é resultado do trabalho da Defesa Civil

qua, 03/12/2014 - 12h40 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo recebeu nesta quarta, 3, o Certificado de Estado Modelo da Campanha Construindo Cidades Resilientes. O reconhecimento da ONU (Organização das Nações Unidas) se deve à implantação no Estado de um sistema integrado de gestão e prevenção de riscos de desastres naturais, por meio do trabalho desenvolvido pela Defesa Civil nos 645 municípios paulistas.

A cidade resiliente resiste absorve e se recupera dos desastres naturais, com prevenção, investimento, trabalhos de planejamento e unindo as três esferas de governo (Federal, Estadual e muncicipais), as universidades, os institutos de pesquisa e a sociedade civil. O Estado de São Paulo sozinho responde por mais de 70% do Brasil nesse trabalho”, destacou o governador Geraldo Alckmin.

São Paulo é o Estado que mais possui municípios resilientes no país. Das 301 participações do Brasil na campanha, 214 são paulistas (213 cidades e o próprio Estado).

A certificação ainda destaca que São Paulo é referência internacional para outros governos. Na esfera federal, o programa estadual inspirou, por exemplo, a implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. “São Paulo é o primeiro Estado modelo do mundo. Isto aumenta nossa responsabilidade”, afirmou o governador.

Do Portal do Governo do Estado