Especialista do Iamspe faz alerta no Dia Mundial do Diabetes

Diversas complicações são desencadeadas pela persistência da glicose acima dos níveis considerados normais no sangue

sex, 14/11/2014 - 17h27 | Do Portal do Governo

No Dia Mundial do Diabetes, o diretor do Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital do Servidor Público Estadual, Evandro de Souza Portes, faz um alerta: “o diabetes é uma das enfermidades mais prevalentes na população, chegando a acometer pelo menos uma entre cinco pessoas com mais de 65 anos”.

Os fatores que desencadeiam o diabetes são múltiplos, por isso o tratamento pode diferenciar de pessoa para pessoa. Segundo o especialista, o envolvimento no tratamento, não apenas do paciente, mas também dos seus familiares e amigos, para colocar em prática os conhecimentos passados pelos profissionais, é muito importante, “alimentação saudável, atividade física apropriada e medicação, na forma, dose e horários prescritos”, comenta.

Complicações

Diversas são as complicações desencadeadas pela persistência da glicose acima dos níveis considerados normais no sangue, são elas: doenças cardiovasculares (infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral e insuficiência vascular periférica), insuficiência renal, retinopatia (que leva à perda da visão), neuropatias, disfunção sexual, distúrbios gastrointestinais e doenças osteoarticulares e musculares.

Diante disso, o Dr. Evandro aconselha que para que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida, evitando as complicações citadas, ele deve sempre buscar uma forma de controlar a sua glicemia. “A equipe de saúde que atende ao diabético auxilia neste controle”, finaliza.

Do Portal do Governo do Estado