SP ganha 1ª farmácia pública de “segurança máxima” da América Latina

Sistema RFID, instalado no Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo, tem por objetivo garantir de maneira mais efetiva assistência ao paciente

ter, 04/11/2014 - 17h18 | Do Portal do Governo

O Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo será o primeiro serviço público de saúde da América Latina a contar com uma farmácia de “segurança máxima”, que tem por objetivo garantir de maneira mais efetiva assistência ao paciente. Por meio do sistema RFID (Radio Frequency Identification), que transmite sinal de frequência captado por antenas, o projeto-piloto identifica possíveis perdas e fraudes de remédios. 

Atualmente, a estrutura já possui câmeras de monitoramento 24 horas para controle de segurança e contará com a instalação de portas de clausura para entrada principal e controle fotográfico para coleta seletiva de lixo, que serão registradas antes do descarte.

“Por sermos um hospital terciário, com atendimento a patologias complexas, a farmácia conta com um estoque de medicamentos de alto custo. Alguns quimioterápicos, por exemplo, podem chegar à R$ 4 mil a ampola”, destacou o farmacêutico e coordenador da Farmácia do Hospital de Transplantes, Everson Marinho.

Do Portal do Governo do Estado com Secretaria da Saúde