Governo SP financia parte do túnel Santos/São Vicente

Projeto do Sistema Metropolitano de Transporte Público, com corredor de ônibus, foi selecionado para fazer parte do PAC 50 bi

qui, 26/06/2014 - 19h33 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo vai viabilizar parte do financiamento para a implantação do Sistema Metropolitano de corredor de ônibus entre Santos e São Vicente, contemplando o acesso por túneis. O novo sistema funcionará por meio de faixa exclusiva, com percurso total de cerca de 18 quilômetros.

A obra foi incluída no “PAC 50 bi” do governo federal, que garante investimentos em obras de mobilidade urbana de médias e grandes cidades. O projeto do Governo do Estado receberá investimento de R$ 456,3 milhões para a implantação, que terá 50% dos recursos a fundo perdido e o restante financiado pela prefeitura de Santos e pelo Governo do Estado de São Paulo.

“Metade do investimento é a fundo perdido, do orçamento geral da União, e a outra é financiamento. Então, o financiamento será dividido entre a prefeitura de Santos e o Governo do Estado”, explicou Alckmin. “É uma grande obra que vai beneficiar não somente as cidades de Santos e São Vicente, mas todo o litoral sul de São Paulo.”

O Sistema Metropolitano vai ligar a Avenida Antonio Emmerich, em São Vicente, até o túnel Santos/Guarujá, pelas ruas Xavier Pinheiro e João Guerra, no Estuário, em Santos. A melhoria da mobilidade vai ajudar a região se tornar cada vez mais competitiva e permitir o desenvolvimento social e econômico da região da Baixada Santista.

O novo acesso será uma alternativa de ligação entre as porções Leste e Oeste da Ilha de São Vicente e provocará uma sensível redução no tempo de viagem entre Zona Noroeste e o restante da Cidade.

Hoje, a ligação entre as duas cidades possui apenas duas rotas limitadas geograficamente. A primeira passando pela orla da praia e a segunda pelo centro de Santos, que além do tráfego intraregional, é pressionada pelo impacto do Sistema Anchieta/Imigrantes.

Do Portal do Governo do Estado