SP e Microsoft lançam programas de tecnologia na educação

Parceria garante e-mail gratuito para todos os estudantes e professores de escolas estaduais

ter, 14/10/2008 - 13h33 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo e a Microsoft firmaram nesta terça-feira, 14, parceria para promover a educação pública com apoio da tecnologia da informação. O acordo, assinado com a presença do governador José Serra e o presidente mundial da Microsoft, Steve Ballmer, prevê que todos os alunos e professores de escolas estaduais, do ensino básico e técnicas, passarão a ter e-mail gratuito e acesso a novas tecnologias digitais e a informações sobre educação e internet.

“Essa rede corporativa vai facilitar muito a comunicação. Não se trata apenas de que vai abrir uma conta e vai usar a conta, mas vai facilitar muito a integração de toda a comunidade envolvida das escolas com os alunos, da secretaria com as escolas, enfim, é um passo adiante muito importante nessa área de informática no estado de São Paulo. É o maior convênio do mundo nessa matéria, em termo de volume de pessoas que serão beneficiadas”, disse o governador.

Serão beneficiados pela parceria quase 5,5 milhões de alunos, professores, diretores, supervisores, dirigentes de ensino e professores-coordenadores da rede estadual de Ensino Fundamental e Médio, além do Centro Paula Souza, que administra Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo.

A parceria não terá qualquer custo ao governo do Estado. Os e-mails poderão ser acessados de qualquer lugar, via webmail. O número de registro do aluno e o número do cadastro funcional dos professores serão as senhas de acesso ao site de criação das contas. A capacidade de cada e-mail será de 5 GB (gibabites). O programa tem a mesma tecnologia de bloqueio de lixo eletrônico utilizada pelos e-mails do Hotmail, que evita o recebimento de mensagens de risco.

Os alunos e professores da Secretaria da Educação poderão criar seus e-mails acessando o site www.educação.sp.gov.br e informando número de registro na rede e dados pessoais. Os e-mails de alunos e professores serão formados pelo prefixo “nomesobrenome” e terá os domínios @acessaescola.sp.gov.br e @professor.sp.gov.br. No Centro Paula Souza, os formatos para alunos e professores serão os mesmos, mas com os domínios @etec.sp.gov.br ou @fatec.sp.gov.br

A parceria também proporcionará aos alunos do Centro Paula Souza acesso a um portal de ensino à distância com o software Learning Essentials, com dicas sobre redação e formatos de relatórios e apresentações e conteúdo básico de inclusão digital, além de acesso gratuito a ferramentas de desenvolvimento da Microsoft. Esse acesso se dá por meio de um programa denominado Dreamspark, que oferece a estudantes de todo o planeta que comprovem estar cursando o nível superior acesso gratuito a softwares de desenvolvimento, com o objetivo de permitir seu aprimoramento em educação tecnológica. Com o anúncio de hoje, o Brasil torna-se o primeiro país no mundo a oferecer essas ferramentas para alunos do ensino técnico e treinamentos específicos.

A parceria propiciará, ainda, a 14 mil estudantes de computação, treinamento gratuito de capacitação para o mercado de trabalho, denominado Students to Business (S2B).