Qui, 09/10/08 - 08h20

Estado lança Instituto de Reabilitação Rede Lucy Montoro

Evento acontece sábado, 11, às 12h, na Vila Mariana, zona sul da capital

Será lançado neste sábado, 11, às 12h, do "Instituto de Reabilitação Rede Lucy Montoro". O Instituto integrará uma rede estadual que contará, inicialmente, com três unidades, sendo duas no interior (Campinas e outra cidade ainda não definida) e uma na capital. A unidade de Campinas foi lançada no dia 8 de maio deste ano.

Na ocasião, será lançada a Pedra Fundamental e Cerimônia de Assinatura do Decreto que regulamenta o "Instituto de Reabilitação Rede Lucy Montoro”. A data foi escolhida por causa das Comemorações do “Dia do Deficiente Físico”, comemorado no estado de São Paulo.

Autoridades envolvidas: Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, Governador do Estado de São Paulo, José Serra, e o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata e o presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas - FMUSP, Marcos Boulos.

Órgãos envolvidos: A construção da unidade de São Paulo será realizada por convênio entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Secretaria de Estado da Saúde e a DMR - Divisão de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Informações técnicas do Centro de Campinas, lançado em maio de 2008: Com uma área construída de 3.750 m², o Centro terá áreas para prática de esporte, piscina especial para hidroterapia, salas de RPG e terapia ocupacional. A arquitetura do prédio será moderna, com grande destaque para áreas de lazer, desvinculando a imagem de ambiente hospitalar. Sua localização será junto à Unidade de Radioterapia do Centro Infantil Boldrini. Previsão de entrega do Centro de Campinas: 14 meses.

Informações técnicas do Instituto de Reabilitação Rede Lucy Montoro, em São Paulo: Terá os mesmos padrões do Centro de Campinas. Localizado na Vila Mariana, atual sede da DMR, o Centro Lucy Montoro começará a ser construído em meados de outubro de 2008. A data prevista para o término das obras é de 18 meses, aproximadamente.

Objetivo do Projeto: Com o objetivo de inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, o Instituto de Reabilitação Rede Lucy Montoro irá contar com profissionais das mais variadas áreas, como médicos, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, enfermeiros e nutricionistas especializados em Reabilitação. Além disso, haverá Oficinas Terapêuticas e Profissionalizantes e oficinas próprias de órteses e próteses.

O projeto prevê que a abordagem de reabilitação seja integral e disponibilize aos usuários serviços como piscina especial para hidroterapia, laboratórios de função pulmonar, ergoespirometria, podobarometria, laboratório de análise do movimento, eletroneuromiografia e potencial evocado e urodinâmica e terapias complementares. O projeto prevê também um espaço para o condicionamento físico e atendimento em grupo, quadra poliesportiva, salas de RPG e terapia ocupacional.

A unidade de São Paulo contará com apoio, ainda, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Atendimentos dia/mês: A previsão é que 500 pacientes sejam atendidos diariamente, média de 10 mil atendimentos por mês.

Serviço

Lançamento do "Instituto de Reabilitação Rede Lucy Montoro", em São Paulo

Local: Rua Diderot, 43, Vila Mariana, estação de metrô Chácara Klabin, altura do nº 3.830 da Rua Vergueiro, São Paulo (SP)

Data: 11 de outubro de 2008, sábado

Horário: 12h

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Comentários: 0


Comentário fechado

Após 1 mês de publicação o comentário fica bloqueado. Envie sua mensagem para o fale conosco.

Enviar

Faça seu Cadastro

Cadastre-se para poder comentar as notícias além de receber conteúdos exclusivos.

Cadastrar

Atualize seu dados

Mantenha seus dados cadastrais atualizados para ampliar sua participação junto ao portal.

Atualizar