Dramaturga Noemi Marinho é tema de livro da Coleção Aplauso

Quatro peças da dramaturga estão na coleção, publicada pela Imprensa Oficial do Estado

qua, 30/01/2008 - 15h11 | Do Portal do Governo

Formada pela Escola de Comunicação e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo, Noemi Marinho é autora de textos consagrados da dramaturgia brasileira. Para este lançamento da série Teatro Brasileiro, da Coleção Aplauso, a dramaturga, diretora e atriz apresenta quatro importantes peças de seu repertório: Fulaninha e Dona Coisa, Homeless, Cor de chá e Plantonista Vilma. “O Teatro de Noemi Marinho” é um lançamento da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Com seu estilo direto e diálogos rápidos e precisos, tece um quadro fiel da relação entre uma empregada doméstica e sua patroa em Fulaninha e Dona Coisa. Enquanto a primeira é o retrato de uma moça simples, analfabeta, que acaba de chegar à grande cidade, vinda do interior, a segunda é uma mulher seca – como o próprio nome já revela – que só vem a dar um dia de folga para a empregada quando esta solicita, depois de ter visto uma cena na novela. Pontilhado por cenas tragicômicas e embates, o encontro entre esses dois mundos completamente diferentes acontece no pequeno espaço de um apartamento – o que ressalta a dramaticidade do texto.

Em Homeless, a dramaturgia de Noemi Marinho constrói, com uma fina textura, a tensão entre personagens que estão à margem da vida: Linda, um travesti que usa barba; Zil e Zé, esposa e marido; Bela, que outrora foi um homem sério; o jovem Valente e, por fim, Melchior, um tipo acabado de malandro da Lapa. Os personagens vivem na rua, num canto embaixo de um viaduto ou numa escadaria. Os diálogos têm como pano de fundo a situação econômica do Brasil. Já em Cor de Chá a autora tece um monólogo recheado de reflexões sobre a vida esboçadas pela personagem Urbana, uma mulher de cerca de 40 anos. 

Plantonista Vilma, uma pequena obra-prima de Naomi Marinho, revela o drama de uma mulher que faz plantão no serviço de atendimento telefônico Você não está só!. Vilma usa as frases-padrão para atender os clientes, mas às vezes se vê diante de situações inusitadas – como no caso de uma mulher que estava para matar o marido – e se surpreende ao se deparar com a sua própria solidão.

Sobre a Coleção Aplauso

Com 115 títulos já lançados que contam a história do cinema, da televisão e do teatro brasileiro por meio de seus principais protagonistas, a Coleção Aplauso foi idealizada pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo em 2004. Nesses três anos, a coleção retratou a trajetória e o trabalho de artistas consagrados e contemporâneos como Sérgio Cardoso, Anselmo Duarte, Aracy Balabanian, Bete Mendes, Eva Wilma, Fernando Meirelles, Gianfrancesco Guarnieri, Leonardo Villar, Maria Adelaide Amaral, Paulo José, Raul Cortez, Sílvio de Abreu e Zezé Mota.

A coleção é coordenada pelo crítico de cinema Rubens Ewald Filho e traz sobretudo livros no formato pocket e com preços populares. Os textos são leves e escritos em primeira pessoa por jornalistas a partir dos depoimentos dos biografados. Além dos perfis, são publicados roteiros de cinema, muitos deles comentados e acrescidos de crítica e ficha técnica, compondo documentação inédita sobre a filmografia nacional dirigida ao público em geral, mas que interessa, sobretudo, a estudiosos e pesquisadores.

A idéia de fazer a coleção partiu de Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial do Estado. “A proposta é lançar livros com informações que corriam o risco de se perder por falta de recursos, interesse comercial e até pela inexistência de uma política voltada para resgatar, valorizar e consolidar a rica trajetória da produção brasileira nas artes cênicas”, comenta.

O teatro de Noemi Marinho: Fulaninha e Dona Coisa, Homeless, Cor de chá e Plantonista Vilma

Noemi Marinho

Coleção Aplauso / Série Teatro Brasileiro

Imprensa Oficial do Estado de São Paulo

264 páginas

R$ 15,00

Da Imprensa Oficial

(L.F.)