221 unidades habitacionais e 13 boxes comerciais são entregues em Heliópolis

Medida faz parte de programa de urbanização da favela, desenvolvido em parceria pelo Estado e prefeitura de SP

dom, 13/01/2008 - 13h34 | Do Portal do Governo

Moradores de Heliópolis, zona sul da capital, vão deixar de viver em barracos e morar em habitações dignas. Neste domingo, 13 de janeiro, o governador José Serra e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, estiveram em Heliópolis para a entrega de 221 moradias e 13 boxes comerciais. As unidades habitacionais foram entregues com toda a infra-estrutura urbana necessária. Já os boxes fazem parte de um projeto de geração de renda na região.

“Essa é uma obra conjunta do Governo do Estado, através da Sabesp e da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), e da Prefeitura”, explicou o governador. As moradias entregues hoje fazem parte de um amplo programa de urbanização da favela Heliópolis, que teve início em novembro de 2005 e está previsto para ser concluído em outubro deste ano.

As moradias entregues hoje ficam nas glebas A, que teve 91 unidades habitacionais entregues na rua Almirante Nunes, e N, com 130 moradias entregues na rua 16 de dezembro. As unidades estão distribuídas nas quadras 2, 3, 4 e 5, e nas quadras D e E. Além do processo de urbanização realizado nas glebas A e N, outras intervenções na Gleba K está em processo de licitação.

Entre as obras de urbanização previstas estão a construção de unidades habitacionais, pavimentação de ruas, instalação de rede de distribuição de água e esgoto, canalização dos córregos Sacomã e Independência, além de implantação de equipamentos de lazer e área verde. “Estamos transformando Heliópolis num bairro. Está deixando de ser favela e virando bairro”, destacou o governador.

A Sabesp é responsável pela ligação de água e esgoto em 2.200 unidades habitacionais, das quais, 1.500 já foram realizadas. Neste ano, está previsto o atendimento a mais de 520 unidades habitacionais nas glebas K e N.

Já a CDHU deverá aplicar um total de R$ 78 milhões para a construção de moradias. Até o momento foram repassados R$ 52 milhões, que resultaram na entrega de 369 unidades habitacionais, sendo 239 na Gleba A e 130 na Gleba N. Neste domingo, foram entregues mais 221 moradias e 13 boxes comerciais. “Muitos daqueles que trabalhavam num barracão, vendendo coisas, vão poder fazer isso em pequenos estabelecimentos”, disse Serra.

O governador informou que o programa de urbanização não representa apenas a entrega de moradias, mas também incui a infra-estrutura e outras melhorias, como a canalização do Córrego do Sacomã, já realizada. “A infra-estrutura, mesmo que não haja habitação nova, já beneficia 1.540 famílias na Gleba A e outras 1.504 na Gleba N. São, portanto, 3.044 famílias, beneficiando aproximadamente 12.000 pessoas”, afirmou Serra.

Ele ressaltou ainda que, depois de 20 anos, as famílias receberão títulos de propriedade. A documentação já foi encaminhada ao cartório. “Nós criamos um programa que se chama Cidade Legal, que está regularizando mais de 200 mil unidades no Estado de São Paulo, 155 unidades da CDHU, em cooperação com as prefeituras”, detalhou Serra.

Além das moradias e obras de infra-estrutura, o governo paulista está implantando em Heliópolis uma Escola Técnica (Etec), que deverá ser concluída este ano, já que vai ocupar o prédio de uma antiga fábrica, que está sendo adaptado. No espaço também haverá área para o Instituto Baccarelli de música, além de duas creches, que já foram erguidas pela Prefeitura.

Localizada na região do Ipiranga, a favela de Heliópolis tem quase um milhão de metros quadrados. É formada por 14 glebas, ou seja, áreas não urbanizadas, e conta com cerca de 125 mil habitantes.

Cintia Cury

(C.M.)