Paciente com mal de Parkinson pode fazer cirurgia na capital

O Hospital Estadual Brigadeiro tem capacidade para realizar até 120 cirurgias por ano

sex, 11/01/2008 - 13h30 | Do Portal do Governo

O Hospital Estadual Brigadeiro oferece cirurgias gratuitas para portadores de mal de Parkinson na capital, procedimento antes restrito aos hospitais universitários. O serviço é agora oferecido em uma unidade da Secretaria Estadual da Saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Hospital Estadual Brigadeiro tem capacidade para realizar até 120 cirurgias por ano e dispõe de uma equipe de 15 profissionais, entre médicos, enfermeiros e auxiliares especializados. A operação é indicada a pacientes que não obtiveram sucesso no controle da doença com o uso de medicamentos.Técnica avançada – Há dois tipos de cirurgia: lesão de estrutura cerebral específica e implante de eletrodos cerebrais profundos para estimulação. Em ambos os casos, o hospital utiliza avançada técnica de microrregistro neuronal, que permite monitorar a atividade dos neurônios e identificar melhor o ponto alvo do procedimento cirúrgico.

O paciente deverá ser encaminhado pelas Unidades Básicas de Saúde ou por ambulatórios de especialidades. Passará por avaliação da equipe médica e, se for necessário, será submetido à cirurgia. O Hospital Brigadeiro fica na Avenida Brigadeiro Luiz Antonio, 2.651, região central da capital.

Da Secretaria da Saúde

(M.C.)