Alunos de desenho industrial da Unesp se destacam em concursos

Resultados comprovam qualidade do ensino da Unidade de Bauru

seg, 10/12/2007 - 11h47 | Do Portal do Governo

Alunos do curso de desenho industrial, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Unesp, câmpus de Bauru, participaram, em novembro, de quatro concursos na área de Design, nos quais obtiveram êxito. O docente Luis Carlos Paschoarelli, do Departamento de Desenho Industrial, que acompanhou os estudantes, acredita que os resultados comprovam a qualidade do curso oferecido pela Instituição. “Tão importante como os prêmios é o reconhecimento externo”, declarou.

Desenho automobilístico

Vencedor do IV Prêmio Quatro Rodas Design, na categoria Estudante, promovido pela Editora Abril, o estudante Carlos Alberto de Araújo Cananéa, segundanista do curso, projetou um sedã de luxo chamado Neha. “As linhas do desenho ficaram elegantemente agressivas, os volumes estão bem dispostos e a execução ficou satisfatória”, disse. A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu no dia 5 de dezembro, na sede da empresa promotora, em São Paulo (SP). Cerca de 370 estudantes e profissionais que atuam no design automobilístico participaram do concurso.

Também aluno do segundo ano, Diogo Rodrigues Uzêda, recebeu, no dia 28 de novembro, a premiação pelo primeiro lugar no I Desafio Plascar de Design Automotivo. Os cerca de 1300 inscritos trabalharam o  tema “O futuro do automóvel em suas mão”. “O A-Trail (derivado de Ant Trail) por ser conceitual, não é passível de produção, porém desperta idéias e conceitos”, afirmou Uzêda.

Andador para idoso

Os alunos do 4º ano Kauré Ferreira Martins e Eduardo de Mattos Egydio, venceram, no dia 28 de novembro, o III Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio, categoria Projeto Estudante. Orientados por Luis Carlos Paschoarelli, eles apresentaram o trabalho Design e Inclusão: Projeto Andador Dobrável, destinado ao uso de idoso. “Fizemos um projeto inovador, com características diferenciadas que o destacam dentre os demais andadores do mercado”, disse Egydio.

Segundo o estudante, houve uma preocupação com a segurança, eficiência, e conforto, visando contribuir para a qualidade de vida do usuário. Dos 1347 trabalhos inscritos no concurso, 11 foram selecionadas para disputar a grande final. “O apoio da Fapesp, do FINEP e do CNPq, na forma de bolsas e aquisição de equipamentos, foi decisivo para o desenvolvimento do produto”, disse o docente. A premiação ocorreu na Estação São Paulo, no bairro de Pinheiros, capital paulista.

Desenho de móveis

O 2º Prêmio Tok&Stok de Design Universitário, com o tema Sentar, teve como objetivo favorecer o desenvolvimento de produtos moveleiros adequados à realidade social, cultural e tecnológica. Os trabalhos dos finalistas Lucas Carareto Macieirinha, Miriam Midori Haga e Carolina Vaitiekunas Pizzaro concorreram com outros 47 projetos.

A estudante Carolina apresentou o projeto Pufe Pooll, no qual privilegiou a versalitidade. “Projetei um mobiliário esteticamente diferente e facilmente adaptável a diferentes ambientes”, disse. A também finalista, Miriam Midori Haga, trabalhou no projeto Malabares, propondo um banquinho voltado ao público infantil. “Ele é fácil de transportar e o seu formato favorece o empilhamento, que é similar ao encaixe de peças de um quebra-cabeça”, destacou.

De acordo com Miriam, o móvel também é adequado para o desenvolvimento de atividades lúdicas. “Meu trabalho tem como ponto forte o questionamento sobre a forma de utilização das banquetas, e propõe uma nova configuração de uso e composição espacial”, explicou Macieirinha.

Danilo Koga

Da UNESP

(I.P.)