Formulário para solicitar o Cartão BOM Escolar 2008 está online

O formulário para requisição já está disponível

qua, 05/12/2007 - 19h00 | Do Portal do Governo

A partir desta quarta-feira, 5, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP disponibiliza o formulário para aquisição do Bilhete Ônibus Metropolitano – BOM Escolar, que garante o desconto de 50% no pagamento da tarifa nas linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo. Esta medida visa agilizar a obtenção do benefício para possibilitar a sua utilização  logo no início do ano letivo.

O documento pode ser retirado na secretaria dos estabelecimentos escolares ou impresso, por meio do site www.emtu.sp.gov.br, no link “Carteira de Passe Escolar”. Em 2007, foram emitidos mais de 150 mil cartões desta modalidade na Região Metropolitana de São Paulo.

Cartão BOM

O BOM é um cartão eletrônico sem contato que permite o armazenamento de créditos para viagens nas linhas de ônibus metropolitanas. A emissão do cartão é realizada pelo Consórcio Metropolitano de Transportes – CMT. A EMTU/SP autoriza a emissão dos créditos de viagem. O uso deste cartão agiliza o embarque do usuário e proporciona segurança pois, em caso de perda ou roubo, é possível recuperar os créditos armazenados.

Requisição do BOM Escolar

Após obter o formulário, o interessado deve efetuar o pagamento no valor de R$ 7 em qualquer agência do Banco Nossa Caixa. O recibo do pagamento deverá ser entregue com cópia do RG e do comprovante de residência na secretaria do estabelecimento de ensino, responsável pela encaminhamento da documentação à EMTU/SP.  Estudantes do nível Técnico deverão anexar declaração do curso e os alunos de pós-graduação, um comprovante dos dias que freqüenta a escola. O cartão fica pronto em 30 dias.

Revalidação

Se o estudante ou professor possui o BOM Escolar, é necessário preencher o formulário de revalidação, informar o número do cartão e linhas metropolitanas utilizadas, realizar o pagamento e entregar os documentos normalmente.

Obtenção de crédito

Os créditos do cartão BOM Escolar estarão disponíveis somente no início do ano letivo e a recarga poderá ser feita nas garagens das operadoras. Os endereços estão na página da EMTU/SP e do Consórcio Metropolitano de Transportes – CMT, www.cmtsp.com.br.

Canal com o usuário

Em caso de dúvidas, o usuário e interessados em cadastrar a escola ou faculdade na EMTU/SP poderão consultar o Manual de Orientação às Instituições de Ensino e aos Estudantes/ Professores no site da www.emtu.sp.gov.br ou ligar para a Ouvidoria da EMTU/SP – 0800  724 05 55, que funciona de segunda e sexta-feira, das 7h às 19h.

Beneficiados

– Educação Infantil (somente professores);

– Ensino Fundamental – (Regular e Supletivo);

– Ensino Médio – (Regular e Supletivo);

– Cursos Profissionalizantes de nível técnico, nos termos do Decreto Federal n° 5.154, de julho de 2004, equivalentes ao ensino médio, autorizados pelos órgãos competentes;

– Cursos regulares de Educação Profissional, ministrados por escolas oficiais, oficializadas ou reconhecidas, com duração mínima de 2 (dois) anos;

– Curso de Ensino Superior, ministrado pelas Universidades e Faculdades Públicas ou Privadas, (autorizadas pelo Ministério da Educação); e

– Curso de Pós-Graduação autorizados pelo Ministério da Educação, limitado o benefício à quantidade de dias em que, mediante comprovante, o beneficiário deva se dirigir à Instituição de Ensino.

Da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos