Site dá endereço de unidades do SUS

Agora São Paulo - Terça-feira, 2 de outubro de 2007

ter, 02/10/2007 - 12h00 | Do Portal do Governo

Agora São Paulo

A Secretaria de Estado da Saúde lançou ontem uma página na internet que permite localizar as unidades cadastradas para fazer atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no Estado. O endereço para fazer a consulta é o http://sistema.saude.sp.gov. br/consulta-cnes. “É uma ferramenta simples de usar, o que vai facilitar o acesso do paciente às informações”, afirma Ricardo Tardelli, diretor estadual de Saúde.

Até março deste ano, estavam credenciadas 8.106 instituições nas 645 cidades paulistas. Só na capital, são 835 unidades.

Pela consulta, o paciente pode encontrar o endereço e o número de telefone da unidade que oferece o serviço que procura e que está mais próxima de sua casa. Para pesquisar, é preciso dar, obrigatoriamente, uma das seguintes informações: cidade, tipo de atendimento e tipo de unidade. “Quem quiser atendimento ambulatorial, por exemplo, deverá procurar uma unidade de saúde ou um posto de saúde. O serviço prestado é basicamente o mesmo, só muda a nomenclatura”, orienta Tardelli.

Para filtrar a busca, o usuário também pode dar o nome da instituição. Quanto mais dados forem fornecidos no site, mais refinado será o resultado, que aparece sempre em ordem alfabética.

As informações disponíveis são baseadas naquelas que constam no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), banco de dados do Ministério da Saúde. “Era um sistema mais complicado de busca, procuramos facilitar.”

Os pacientes que não tiverem acesso à internet, podem procurar uma das unidades do Telecentro na capital ou dos Infocentros em todo o Estado para realizar a consulta. O serviço é oferecido de graça, basta preencher um cadastro em qualquer posto.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, quem mora na capital também pode descobrir os endereços das unidades que atendem pelo SUS pelo telefone de informações da Prefeitura de São Paulo, o 156.