Lançamento da Ciclovia da Radial Leste

Discurso aconteceu após Serra assinar um convênio para revitalizar a Radial Leste

qui, 16/08/2007 - 12h24 | Do Portal do Governo

O governador José Serra discursou nesta quarta-feira, 15, após assinar convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo para revitalização da avenida Radial Leste, com a implantação do projeto “Caminho Verde”.

Queria dar o meu boa tarde a todos e a todas. Cumprimentar o prefeito Gilberto Kassab; o deputado estadual Feliciano Filho; o deputado estadual Waldomiro Lopes, aliás um precursor deste projeto, batalhou no passado para que uma ciclovia como esta fosse feita; o vereador Carlos Alberto Bezerra, líder do PSDB na Câmara; o secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella; o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge; o vereador Gilson Barreto, aqui da zona leste; o presidente interino do Metrô, José Jorge Fagalli; os sub-prefeitos da Mooca, do Aricanduva, da Vila Prudente, de Itaquera e da Penha; os usuários do sistema metroferroviário; presidentes de associações; a todos e a todas.

É grande a minha alegria de vir aqui hoje participar do lançamento dessa ciclovia. Vão ser cerca de 12,2 quilômetros de ciclovia, numa parceria entre o Metrô e a Prefeitura. A Prefeitura vai bancar a despesa financeira com a obra, e o Metrô vai organizar, implantar todo o sistema que é feito no seu território. Com isto, nós vamos ter um incentivo para a utilização de bicicleta, um incentivo para a utilização dessa modalidade de transporte, e também para o lazer, nesta região da Radial Leste.

É uma iniciativa importante em si, e também pelo que ela preconiza, pelo que podemos ter mais adiante. O pessoal da Prefeitura – cadê o Eduardo, que é grande secretário do Verde aqui da Prefeitura, o Eduardo Jorge – está querendo fazer a ciclovia na Marginal. Não é isso? Ao longo do rio, na Marginal.

Quero dizer que o Estado está totalmente disposto a cooperar, tanto a Secretaria de Transportes Metropolitanos, no caso do rio Pinheiros, quanto a Secretaria de Energia e Saneamento. Portanto, poderemos ter, se Deus quiser, desenvolver esse novo projeto proximamente.

Mas, em relação a este agora da Radial, já é uma realidade, e nós esperamos que traga melhores condições de transporte, de lazer. Vai ser uma obra caprichada, inclusive do ponto-de-vista ambiental, do ponto-de-vista visual.

Bem, mas já que estou aqui, e na zona leste, é importante fazer algum anúncio em relação aos transportes de trilhos na região metropolitana de São Paulo, na cidade e nos municípios vizinhos. É que nós agora já estamos soltando um edital para compra de 57 novas composições ferroviárias, trem e vagões. 57.

O consórcio Linha Amarela já está fazendo também a compra de 14 composições. Com isso, nós chegamos a 71, e já tem 28 que estão em andamento, sendo produzidos os trens, para diferentes lugares do Metrô ou da CPTM. Com isso, são 99 novas composições, novos trens, para a região metropolitana. 99.

É o maior reequipamento de trens e de metrô da história de São Paulo. E até 2010, nós vamos ter, se Deus quiser, a quase totalidade desses novos trens circulando. Eles vão significar mais capacidade de transporte, mais conforto e mais rapidez. São os três requisitos que nós queremos para o transporte aqui em São Paulo.

E a principal região beneficiada será a zona leste da cidade e da região metropolitana. Teremos a linha F, a linha D, a linha E, fora o metrô propriamente dito. Portanto, isso significará diminuir muito a dificuldade de transporte que nós temos na região metropolitana, na cidade, e especialmente na zona leste.

Eu não queria deixar de fazer hoje aqui este anúncio, uma vez estando talvez numa das mais, senão na mais importante estação de metrô, esta certamente de toda a zona leste. Portanto, temos hoje o que comemorar: a ciclovia e o anúncio da chegada de novos trens para melhorar as condições de transporte da nossa população trabalhadora.

Queria agradecer a presença de todos e de todas, sublinhar também a importância dessa parceria com a Prefeitura. Governo do Estado e Prefeitura de São Paulo trabalhando pela população de mãos dadas, procurando melhorar as condições de vida aqui em São Paulo.

Muito obrigado.