Termina primeira fase da Operação Saturação no Jardim Elisa Maria

Evento foi marcado pela passagem de comando da Tropa de Choque da Polícia Militar, que estava no bairro desde o dia 13 de março.

sáb, 02/06/2007 - 15h00 | Do Portal do Governo

Na manhã de hoje (1º), foi encerrada a primeira fase da Operação Saturação, no Jardim Elisa Maria, zona norte de São Paulo. O evento foi marcado pela passagem de comando da Tropa de Choque da Polícia Militar, que estava no bairro desde o dia 13 de março, com 600 homens, para os policiais do 9º Batalhão e pela garantia por parte das autoridades de que a região entra agora numa nova fase, a da inclusão social.

No último sábado (26), o Governo do Estado lançou no Elisa Maria a Virada Social, um Programa de Governo de Segurança Pública que realiza ações integradas de cidadania em regiões com registros de altos índices de criminalidade. As 26 secretarias e órgãos públicos do Estado, além da Prefeitura e 12 parceiros da Sociedade Civil, realizarão ações permanentes nas áreas de cidadania e saúde, trabalho, educação, lazer e cultura, assistência social, segurança, esporte e revitalização urbana.

Com a estrutura deixada pela Operação Saturação, agora os moradores do bairro podem contar com importantes mudanças sociais como, por exemplo, reformas e construção de escolas, canalização de córregos e criação de áreas de lazer.

O secretário da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, declarou que a população da região pode ficar tranqüila, pois a Polícia não sairá totalmente do bairro. “A polícia vai permanecer aqui com a mesma idéia que chegou. Eu acredito firmemente que investir na inclusão social é investir em segurança”, ressaltou o secretário da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão.

A comunidade contará a partir de agora com a presença de aproximadamente 200 policiais. Uma base móvel, com 14 policiais militares especialmente treinados para policiamento comunitário, permanecerá no local em conjunto com um pelotão da Rota e com a polícia do 9º BPM/M.

Marzagão disse ainda que moradores do Jardim Elisa Maria não devem ter receio, em relação a possibilidade do retorno de marginais que fugiram após o início da operação. “Se os criminosos que atuavam na região voltarem serão presos. Eu assumo esse compromisso com vocês”, afirmou.

Participaram do evento, além do secretário da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, o subprefeito da Freguesia do Ó, Odair Ziolli, a presidente do Conselho de Segurança (Conseg) de Vila Penteado, Maria de Lourdes, e autoridades das Polícias Civil e Militar.

Operação Saturação

A Operação Saturação por Tropas Especiais da Polícia Militar começou no dia 13 de março, no Jardim Elisa Maria, e contou com 600 policiais militares, 189 viaturas, 24 cavalos, 2 cães e 1 aeronave. Os índices de criminalidade caíram substancialmente na região: homicídios queda de 80%, roubos 33% e furtos 9%.

Nesse período a PM instalou um Centro Odontológico no bairro e atendeu 394 crianças, entre cinco e 12 anos, que realizaram atendimento gratuito. Foram feitos 1.262 procedimentos clínicos.

Michele Scarasati