Servidor do Iamspe usa site para agendar consultas médicas

Usuário da capital dispõe de três opções para agendamento: Internet, terminais de auto-atendimento e telefones

qua, 18/04/2007 - 13h20 | Do Portal do Governo

Assim que o beneficiário do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) fizer seu recadastramento, marcará consultas e exames com mais agilidade por meio de telefone, Internet ou pela central de atendimento.

Antes de 19 de março, quando começou a ser implantado o novo sistema de agendamento, o servidor, seus agregados e dependentes usavam a mesma carteirinha para assistência no Iamspe.

“Para o atendimento, os beneficiários tinham de apresentar holerite do titular, exigência bastante constrangedora”, observa o superintendente do Iamspe, José Carlos Ramos Oliveira. Além disso, como a marcação de consultas na capital ocorria principalmente pelo telefone (11) 5088-8066, o sistema ficava muito congestionado.

Hoje, é necessário que os contribuintes (titular, agregados e dependentes) façam recadastramento para receber a nova carteirinha do instituto. Ela é individual e o código de barras armazena informações do laudo de atendimento do paciente.

Oliveira disse que esse recadastramento é direcionado aos usuários do Iamspe e contará com a colaboração do setor de Recursos Humanos das secretarias de Estado, das universidades públicas, do Judiciário e de outros órgãos públicos, “pois os servidores trabalham nessas instituições”.

Como recadastrar

Oliveira esclareceu que a iniciativa não está relacionada ao recente recadastramento que a Secretaria de Gestão Pública solicitou aos servidores e empregados públicos em atividade, da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações.

Para fazer o recadastramento do Iamspe, é necessário seguir as orientações da unidade de Recursos Humanos em que sua categoria profissional vincula-se.

Se residir na capital, faz-se necessário dirigir-se ao setor de Registro Geral do Hospital do Servidor Público Estadual, na Rua Borges Lagoa, 1.755 – térreo, na Vila Clementino. É preciso apresentar último holerite, RG e CPF do titular, além de RG e CPF de agregados e dependentes (se houver). De segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas.

Desde o dia 19 de março, quando se iniciaram os novos procedimentos, 20 mil pessoas foram recadastradas na cidade. No Estado de São Paulo, o Iamspe possui cerca de 1,6 milhão de usuários. 

Três alternativas – Com a nova carteirinha em mãos, os usuários da capital têm à disposição três alternativas para agendar suas consultas:

Terminais de auto-atendimento

Situados no saguão do Pronto-Socorro Infantil do Hospital do Servidor (Rua Pedro de Toledo, 1.800 – 1° andar – 24 horas) e na Central de Relacionamento do Iamspe (Avenida Ibirapuera – 981 – térreo – de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas); 

Portal Iamspe 

Telefone (11) 2122-0230 – atendimento digital 24 horas. Pelo serviço, usuários agendam consultas nas especialidades de Alergologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Dermatologia, Endocrinologia, Gastrocirurgia, Ginecologia, Neurocirurgia, Obstetrícia, Oftalmologia, Neurocirurgia, Pediatria, Otorrinolaringologia, Plástica, Reumatologia, Urologia e Clínica Médica. 

Sem filas – As novas opções começaram a funcionar no mês passado e atendem usuários do Iamspe da capital. O sistema está sendo organizado gradativamente, por isso no momento não é possível marcar consultas para todas as especialidades médicas e nem nos Centros de Atendimento Médico Ambulatorial (Ceamas) do instituto localizados no interior do Estado.

No caso das especialidades não relacionadas acima, o servidor da capital precisa contatar o antigo serviço telefônico (11) 5088-8066.  Quando o sistema funcionar plenamente, os usuários marcarão consultas para todas as especialidades, retornos e exames, inclusive no interior. A previsão do superintendente é que o sistema atenda às expectativas satisfatoriamente nos Ceamas a partir de maio. Araçatuba, Bauru, Presidente Prudente e Marília serão as primeiras cidades beneficiadas.

A facilidade do atendimento pela Internet já registra bons resultados. Só nos três primeiros dias do feriado prolongado de Páscoa foram registradas 59 solicitações de consultas. Desde março, os terminais de auto-atendimento da central de relacionamento receberam 9 mil pessoas. Desse total, 3,5 mil marcaram consultas, e 740 solicitaram informações.

“As reclamações sobre consultas não marcadas diminuíram de 35% a 40% desde março”, informa o superintendente.

 “O site do Iamspe é o único sistema de marcação de consultas on-line do País que permite ao paciente visualizar a data disponível, o nome do médico e a especialidade”, frisa o superintendente do Iamspe. O sistema é coligado à central de relacionamento e atendimento telefônico e atualiza os preenchimentos dos horários minuto a minuto.

“A agenda é aberta e transparente ao cidadão, sem preferências e sem filas”, destaca Oliveira, ao explicar as vantagens do site. Na página da Internet, o usuário verifica o número de consulta agendadas em 2007, e, logo abaixo, as marcadas no dia.

SERVIÇO

Servidores já recadastrados podem marcar suas consultas no site http://www.iamspesaude.com.br/

Viviane Gomes

Da Agência Imprensa Oficial