Idosos beneficiados com Bilhete Ônibus Metropolitano

Os cartões fazem parte da implantação da Bilhetagem Eletrônica em SP

dom, 18/02/2007 - 14h09 | Do Portal do Governo

As pessoas com idade igual ou maior de 65 anos podem providenciar o seu Cartão BOM Sênior (Bilhete Ônibus Metropolitano), que assegura mais conforto nas viagens a esses passageiros, com a possibilidade de passar pela catraca e utilizar os lugares na parte traseira dos veículos.

O trabalhador conta com o benefício do BOM Vale-Transporte, devendo solicitá-lo à sua empresa e, assim, garantindo todas as vantagens que a tecnologia da Bilhetagem Eletrônica propicia ao sistema de transporte coletivo. Para obter o BOM Escolar, os estudantes e professores têm as facilidades da Internet para obter este cartão.

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP está trabalhando na implementação da Bilhetagem Eletrônica no Sistema de Transporte Metropolitano por Ônibus, em conjunto com o Consórcio Metropolitano de Transportes – CMT, formado pelas operadoras de ônibus, responsável pela instalação dos equipamentos e emissão dos cartões eletrônicos sem contato. A EMTU/SP, como empresa gerenciadora do sistema, autoriza a emissão dos créditos de viagem.

Cartão BOM Sênior – Os interessados em obter o Cartão BOM Sênior devem apresentar nos postos cadastrados (relação abaixo) comprovante de residência com CEP, CPF e RG. A retirada do cartão deverá ser feita no mesmo local do cadastramento, oito dias após o registro. Vale ressaltar que o idoso tem o direito à isenção do pagamento da tarifa nas linhas metropolitanas com a apresentação de documento oficial com foto ou do Cartão BOM Sênior. Este último com a vantagem de passar pela catraca e utilizar os lugares disponíveis na parte traseira do ônibus. Até o momento foram emitidos para esses passageiros 90 mil cartões, aproximadamente.

Cartão BOM Vale-Transporte – O usuário que recebe o benefício do Vale-Transporte e utiliza linhas metropolitanas com validadores já em funcionamento pode solicitar ao seu empregador o BOM Vale-Transporte, passando a contar com inúmeras vantagens como evitar o incômodo de carregar passes em papel; ter a segurança de obter seus créditos de volta em caso de roubo ou perda do cartão; e a comodidade de carregar seu cartão com os créditos de viagem no validador embarcado e em funcionamento de qualquer ônibus. Para propiciar este benefício ao seus empregados, a empresa deve procurar o CMT, por meio do site www.cmt.com.br ou pelo telefone 08007711800. Desde novembro de 2006, cerca de 30 mil cartões BOM Vale-Transporte estão em circulação no sistema metropolitano.

Cartão BOM Escolar – Mais de 100 mil Cartões BOM Escolar estão cadastrados na EMTU/SP em 2007. Ele garante aos estudantes e professores o desconto de 50% no pagamento da tarifa nas linhas metropolitanas. As cotas mensais e os créditos, estes adquiridos em qualquer empresa de ônibus que atua na Região Metropolitana de São Paulo, são armazenados no cartão. O Cartão BOM Escolar pode ser solicitado até 30 de novembro nas escolas ou faculdades. O interessado pode adiantar o processo de emissão pelo site www.emtu.sp.gov.br, imprimindo o formulário que deve ser preenchido e pago em qualquer agência do Banco Nossa Caixa. Este documento, deve ser entregue na secretaria do estabelecimento escolar.

Bilhetagem Eletrônica – Dos cerca de 4 mil ônibus que operam o sistema comum na RMSP, 98% deles estão equipados com o validador. Desse total, 78% já estão em funcionamento. A implantação de sistemas de Bilhetagem Eletrônica propiciará diversos benefícios aos usuários, empresas operadoras e poder público, como a integração entre as linhas do transporte metropolitano; segurança com a diminuição do dinheiro em circulação nos ônibus; ressarcimento do cliente no caso de perda ou furto do cartão; maior controle sobre a evasão de receita; melhoria na qualidade das informações do sistema para efeito de gestão do sistema de transporte (planejamento e controle); e implementação de novas políticas tarifárias.

Postos de Atendimento aos idosos:

Poupatempo Itaquera

Av. do Contorno, 60 (Próximo Estação Corinthians-Itaquera do Metrô)

Fone: 3456-7160

Poupatempo Guarulhos

R. José Campanella, 189 – Bairro Macedo (Antiga Fábrica Abaeté)

Fone: 2147-8350

Loja CMT/Osasco

Av. Autonomistas, 500 – TOP SHOP – loja 13

Fone: 3654-1794

Loja CMT/Vila Mariana

R. Domingos de Morais, 1297

FONE: 5549-9500

LOJA CMT/S.B.CAMPO

R. Américo Brasiliense, 343 – Centro/SBC

FONE: 4127-6524

Assessoria de Imprensa

Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP

Fones: (11) 4341-1067 e 4341-1279