Especial do D.O.: Detran educa crianças para o trânsito com aulas práticas na Cidade Mirim

Crianças de 4 a 11 anos poderão aprender na teoria e na prática como se comportar nas vias públicas e como seguir as regras de trânsito

sex, 02/02/2007 - 9h10 | Do Portal do Governo

Ensinar a futuros motoristas como se comportar nas vias públicas. Com essa idéia, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) criou uma espécie de parque temático chamado Cidade Mirim, para que as crianças de 4 a 11 anos conheçam e respeitem as regras de trânsito. Com mil metros quadrados e localizado no antigo prédio do arquivo do Detran, no Ibirapuera, o espaço é uma réplica de uma cidade comum. Só o cenário é projetado para os pilotos mirins.

Na Cidade Mirim há ruas, quatro semáforos, placas de sinalização, faixas de pedestres e uma pista de 90 metros de comprimentos para treinamento. Além de aprender a obedecer aos semáforos, entender as placas de sinalização e respeitar os pedestres, o Detran dispõe de 24 carrinhos elétricos, 30 triciclos e 60 bicicletas, que podem ser dirigidos pelas crianças.

Antes de entrar na pista, as crianças participam de uma palestra sobre trânsito e de jogos educativos disponíveis em 24 computadores. Após responder a um questionário, o participante pode tirar a Carteira de Habilitação Mirim. O projeto começou a funcionar em setembro do ano passado.

Educação para o trânsito

A entrada no parque temático é gratuita, mas só recebe grupos escolares. Para participar é necessário que as escolas interessadas agendem a visita de seus alunos. Grupos escolares da rede pública e privada serão atendidos. O Detran dispõe de ônibus gratuito para as instituições mais carentes. A capacidade de visitas diárias da Cidade Mirim é de 500 alunos.

As atividades são divididas em duas partes. A aula teórica ensina como o motorista deve se comportar nas vias públicas. Essas palestras são ministradas pelos policiais monitores. Em seguida, os alunos praticam o que aprenderam e aplicam as regras que lhes foram ensinadas, conduzindo os miniveículos e os motociclos.

Além da infra-estrutura, o Detran tem pessoal capacitado em educação para o trânsito que desenvolvem as atividades pedagógicas com as crianças. Todos o exercícios são direcionados com o objetivo de diminuir os acidentes de trânsito, em especial, os que envolvem as crianças.

O programa de educação no trânsito é ministrado em duas salas. Uma de palestras e projeções, com capacidade para 60 crianças, e outra de informática, com 21 computadores. A Cidade Mirim tem local adequado para receber jovens deficientes, acesso facilitado e banheiros adaptados.

SERVIÇO

A Cidade Mirim fica no antigo prédio do arquivo do Detran (no estacionamento), no Ibirapuera, zona sul da capital

Funciona da 2ª a 6ª, das 9 às 17 horas

As escolas devem agendar as visitas pelo e-mail cidademirim@detran.sp.gov.br e informar a data que desejam e a quantidade de alunos

Claudeci Martins – Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)