Lembo entrega obras de restauro da Faculdade de Medicina da USP

Obras compreendem restauro da fachada do prédio da Faculdade, do piso histórico da entrada principal e da Biblioteca Central, entre outras

qua, 18/10/2006 - 13h29 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, 18 de outubro, Dia do Médico, o governador Cláudio Lembo participou da cerimônia de entrega da conclusão da nova fase do projeto de restauro e modernização da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

As obras compreendem o restauro da fachada do prédio da Faculdade, do piso histórico da entrada principal, da Biblioteca Central, dos corredores centrais e de um dos anfiteatros da faculdade e nova iluminação da área externa do prédio.

Criada em dezembro de 1912, a Faculdade foi a primeira escola médica do Estado e teve seu prédio inaugurado em 1931 e tombado pelo Condephaat em 1981.

“A restauração dos prédios da Faculdade de Medicina da USP é a preservação da memória de São Paulo. Isso faz com que a auto-estima dos brasileiros se eleve. É bom que aconteça isso porque o Brasil está está precisando de auto-estima”, disse o governador.   

As obras de restauro e modernização duraram 10 meses e tiveram custo de R$ 14,6 milhões, financiados com recursos de doações de pessoas físicas e jurídicas.

Valorização da arquitetura

A fachada da Faculdade de Medicina da USP foi totalmente restaurada e conta com um novo visual ao edifício. Além da restauração do revestimento das paredes e dos caixilhos, a área externa do prédio ganhou nova iluminação, que valoriza a arquitetura do edifício, de grande importância histórica para São Paulo.

Na área externa, as obras de restauro incluíram o chamado piso histórico da entrada principal, todo construído em mosaico português. As pedras receberam um tratamento especial e foram recolocadas conforme o desenho original.

Um dos anfiteatros, localizado no 2º andar, também foi reformado. O Aché Laboratórios Farmacêuticos assumiu os custos dessa obra, no valor de R$ 350 mil. Este é o terceiro de um total de nove anfiteatros que serão restaurados.

Os corredores centrais também passaram por um processo de recuperação, incluindo as paredes e o piso. O teto recebeu iluminação moderna e um forro técnico para a passagem das tubulações (elétrica, climatização, logística etc).

Biblioteca Central também passou por reformas

Outra obra que entregue hoje foi a reforma da Biblioteca Central, que é utilizada também pela comunidade externa. O espaço teve o acesso modificado e a entrada passa a ser feita pelo jardim e não mais por dentro do edifício, oferecendo mais segurança aos usuários.

 A Biblioteca foi adaptada para o acesso de portadores de necessidades especiais, atendendo às especificações dos órgãos reguladores da universidade.

O governador elogiou a biblioteca. “O espaço ficou excepcionalmente bem equacionado. Eu tenho uma alegria em ver bibliotecas. Um dos meus maiores prazeres são os livros”.

Além disso, foram criadas quatro salas de estudo em grupos e um espaço para cerca de 30 computadores. A área para armazenamento do acervo foi ampliada e o ambiente também ganhou nova iluminação e o um novo sistema de climatização.

Além do governador Cláudio Lembo, participaram do  evento o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, os secretários estaduais Maria Helena Guimarães de Castro (Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico), Luiz Roberto Barradas Barata (Saúde),  o diretor da Faculdade de Medicina da USP, Giovanni Guido Cerri, e o vice-reitor da USP, Franco Maria Lajolo.