Memória: Vídeo mostra a pedra fundamental do campus da Unicamp

Filme de 1 minuto e 50 segundos registra o exato momento em que foi lançada a pedra fundamental, em 1966

qui, 18/05/2006 - 18h04 | Do Portal do Governo

Um tesouro, até então desconhecido, foi acrescentado ao acervo de 460 fitas armazenadas no Arquivo Central (Siarq) da Unicamp: um filme de 1 minuto e 50 segundos que registrta o exato momento em que foi lançada a pedra fundamental da Unicamp, em 1966.

As festividades, acompanhadas pelo Cine Jornal Informativo número 41, Canal 100 da Agência Nacional, marcam a vinda do presidente Humberto Alencar Castelo Branco a Campinas para visitar o Instituto Agronômico (IAC) e participar do lançamento da pedra fundamental do Instituto de Biologia da Unicamp, onde a história do campus de Barão Geraldo começou. O documento encontrado pelo Sistema de Arquivo Central (Siarq) da Unicamp é o único registro que reúne imagem e som sobre o lançamento da pedra fundamental da Universidade, de acordo com a responsável pelo arquivo de imagem e som do Siarq, Cristina Barbieri (assista).

O vídeo é uma das principais respostas ao Projeto de Captação de Documentos Audiovisuais e Imagéticos”, que integra o Programa dos 40 anos da Unicamp do Siarq, segundo Cristina. O objetivo é fazer um levantamento de material audiovisual e imagético em Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. Estão sendo resgatados documentos depositados em arquivos jornalísticos, públicos, privados e particulares. Para isso, a equipe pretende contar também com a colaboração de pessoas da comunidade campineira que guardem algum registro importante sobre os 40 anos da Universidade.

Quando a Universidade completou 35 anos, a Unicamp só tinha imagens fixas do lançamento da pedra. Apesar de não poder ainda precisar o local de lançamento, a idéia do Siarq foi recorrer ao registro das agendas dos presidentes feito pela Agência Nacional. A equipe continua em busca de material. Até agora, o que se encontrou em Campinas, são imagens da visita de Castelo Branco à cidade.

Maria Alice da Cruz

Da Unicamp