Governo do Estado assina contrato para reurbanização da linha de trem

nd

sex, 21/01/2000 - 13h02 | Do Portal do Governo

São Vicente – O governador Mário Covas autorizou a assinatura nesta sexta-feira, dia 21, de dois contratos que irão permitir melhorar os transportes metropolitanos na Baixada Santista. Covas também autorizou elaborar o edital que permite a concessão à iniciativa privada dos serviços de tranpsorte intermunicpal previstos na futura rede integrada.
Foram autorizados, com o primeiro contrato, os estudos necessários para reurbanizar a faixa férrea de 16 km do Trem Intrametropolitano (TIM). O contrato envolve as parcerias entre a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo (Emplasa) e faz parte do projeto de estudos para a criação de um Sistema Integrado de Transporte Coletivo na região Metropolitana da Baixada Santista. A substituição do Trem Intrametropolitano por um sistema de veículo leve sobre trilhos, o VLT, está previsto no segundo contrato autorizado.
Será assim viabilizada uma integração física entre os diversos tipos de transporte da Baixada Santista além de reduzir tempo de viagens, melhorar o nível de segurança e de conforto. Também está previsto uma ciclovia ao longo da via férrea.
A partir da localização de terrenos ociosos, a Emplasa poderá indicar usos adequados para essas áreas como, por exemplo, a construção de conjuntos habitacionais, escolas, implantação de comércio em geral, além de espaços para lazer.