Em Brasília, Alckmin assina acordo para reestruturar Santa Casa de São Paulo

Governador negociou financiamento de R$ 360 milhões com a Caixa Econômica Federal; valor será pago em 10 anos

ter, 06/12/2016 - 13h08 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin foi ao Palácio do Planalto, em Brasília, nesta terça-feira (6) para assinar um contrato de empréstimo de R$ 360 milhões entre a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e a Caixa Econômica Federal. Os recursos devem sair em 30 dias. 

“É um importante acordo, porque conseguiremos ajudar a Santa Casa de São Paulo, que é o maior hospital filantrópico do Brasil, com mais de 1100 leitos, e atende ao SUS”, declarou Alckmin.

O contrato prevê juros abaixo do mercado, de 16.38% ao ano, e quitação do valor será feita em dez anos, sendo que no primeiro ano a Santa Casa pagará apenas os juros do financiamento.

Uma das condições para efetuar o empréstimo é que os repasses feitos pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo à Santa Casa – antes quitados via Banco do Brasil – passem a ser feitos, a partir de janeiro de 2017, via Caixa Econômica.

Alckmin acrescenta que esse modelo de financiamento pode ser replicado a outras Santas Casas. “É um formato que ajuda um pouco a situação das Santas Casas, porque elas saem dos bancos privados – cujos juros são altíssimos -, colocam em dias seus fornecedores, compram melhor e reestruturam suas dívidas”.

Além de Alckmin, estiveram presentes no evento o presidente da República, Michel Temer, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o presidente da CAIXA, Gilberto Occhi, e o provedor da Santa Casa de São Paulo, dr. José Luiz Setúbal.

Santa Casa

A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo é a maior Instituição filantrópica e privada e uma das maiores prestadoras de serviços do SUS, realizando mais 8.000 atendimentos por dia.

Fundada há mais de quatro séculos, possui quatro hospitais próprios de média e alta complexidade e presta atendimento em várias unidades do governo estadual e municipal por meio de convênios.

Seu hospital central, localizado no bairro de Santa Cecília, é o maior hospital filantrópico da América do Sul e considerado um dos mais importantes Centros de Referência Hospitalar do Estado de São Paulo.

Do Portal do Governo do Estado