Inclusão: Etecs e Fatecs capacitam alunos com deficiência

Centro Paula Souza já destinou, nos últimos anos, mais de R$ 600 mil para auxiliar os estudantes com deficiência

sáb, 03/12/2016 - 10h03 | Do Portal do Governo

Inclusão se faz na prática e o Centro Paula Souza sabe disso. A instituição atende nas Etecs e Fatecs 375 alunos com algum tipo de deficiência física, intelectual, visual, auditiva ou múltipla.

Além disso, já investiu, nos últimos anos, mais de R$ 600 mil para melhorar e adaptar a infraestrutura das unidades escolares a fim de proporcionar mais conforto, acessibilidade e respeito aos seus estudantes.

A intenção, explica assessora de Inclusão da Pessoa com Deficiência do Centro Paula Souza, Alessandra Costa, é “oferecer uma boa condição de aprendizagem e maior autonomia para o aluno”.

Os valores foram destinados a compra de imóveis e aparelhos capazes de auxiliar os estudantes em estudos extraclasses, como lupas eletrônicas, leitores de texto digitais, scanners especiais e máquinas de escrever em braille, além de carteiras adaptadas para cadeira de rodas.

Cultura de inclusão
A inclusão começa no processo seletivo. Na ficha de inscrição, o candidato pode solicitar atendimento diferenciado, como prova em braille ou ampliada, intérprete de libras ou escolha do melhor local para fazer o exame. E ao ingressar na instituição, o aluno é entrevistado para que sejam definidas as tecnologias assistivas e a metodologia de ensino adequada.

Os professores e funcionários são constantemente capacitados para atender necessidades específicas do estudante com deficiência. Há treinamentos sobre integração, práticas pedagógicas, metodologias de ensino para pessoa com deficiência, tecnologias assistivas, legislação e linguagem de sinais.

#ViradaInclusiva

Do Portal do Governo do Estado