#SPContraoAedes: Escolas Estaduais têm Dia de Mobilização ao Mosquito

3,7 milhões de alunos participaram da ação

sex, 02/12/2016 - 11h06 | Do Portal do Governo

Os alunos das escolas da rede estadual de São Paulo participaram nesta sexta-feira (2) do Dia Nacional de Mobilização ao Mosquito. Por todo o Brasil, equipes realizaram ações simultâneas para erradicar focos do Aedes aegypti transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya e garantir a diminuição de casos nos próximos meses.

O governador Geraldo Alckmin participou do mutirão na Escola Estadual Alcides da Costa Vidigal, na zona oeste da capital. Os estudantes criaram uma peça de teatro. “Logo vai começar o verão e vem muita chuva e muito calor. A água parada prolifera o mosquito e transmite a doença. O mutirão que foi feito desde ano passado até agora fez com que São Paulo caisse 76% no número de casos de dengue no Estado e 81% no número de mortes. Agora esse é um trabalho que nao pode parar,” afirmou o governador.

O mutirão tem por objetivo conscientizar a população a não “baixar a guarda” e mostrar que tarefas simples podem ser adotadas no combate ao inseto. Separar 15 minutos por dia para identificar e eliminar possíveis criadouros tais como vasos de planta, lixeiras, baldes, ralos e calhas é uma das orientações do Ministério da Saúde e que podem entrar na rotina das residências e escolas. A ideia é que as unidades utilizem o recesso de fim de ano para as vistorias.

Combate ao mosquito na rede estadual de ensino
Na rede estadual, o combate ao Aedes acontece diariamente. Para a equipe de professores, por exemplo, a Secretaria aposta na formação continuada. Em parceria com agentes da Secretaria da Saúde e da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), foram produzidas videoaulas com dicas de como abordar o tema em sala de aula. Todas estão armazenadas na biblioteca da Rede do Saber.

Além disso, o combate à dengue também incentivou trabalhos de pesquisa apresentados na Feira de Ciências da rede e em outros eventos científicos. Brigadas contra o mosquito, roupas inteligentes, pomadas repelentes produzidas a base de recursos naturais como o extrato da pimenta Capsicum baccatum, Ruta graveolens (arruda), monitoramento de focos via apps e até vasos inteligentes que não permite o acúmulo de água para a reprodução do Aedes aegypti estão na lista e ajudam a informar crianças e jovens.

#SPContraoAedes

#OperaçãoVerãoSP

Do Portal do Governo do Estado