Procon-SP traz cinco dicas para começar o ano sem dívida

Fazer um levantamento completo dos gastos para saber a extensão do problema ajuda o consumidor a se controlar

seg, 05/12/2016 - 11h37 | Do Portal do Governo

Com a chegada de um novo ano todos querem economizar e começar 2017 sem dívidas. Por isso, o Procon-SP apresenta cinco dicas para começar bem o ano. Confira:

1-Organização
Quem está endividado precisa fazer um levantamento completo dos gastos para saber a extensão do problema. Liste detalhadamente todas as dívidas: para quem deve, quanto deve, quanto tempo. Depois quais os créditos como salário, rendimentos extras, colaboração de familiares e aplicações. Para finalizar veja quais são as despesas cotidianas como transporte, alimentação, contas de consumo, impostos e outros gastos.

Também não se esqueça das contas de início de ano, como IPVA, IPTU, material e uniforme escolar, entre outras.

2- Controle
Com a chegada do final do ano vem também as ofertas e facilidades no pagamento. A tentação é grande mas para quem está endividado é importante resistir para não comprometer ainda mais o orçamento.

3-Educar
É importante elaborar um plano para controlar todas as despesas. Se for o caso, envolva toda a família. Além disso, acompanhe diariamente seu saldo bancário e despesas pagas no cartão de crédito.

Em todas as ações, procure sempre uma oportunidade de economizar, mesmo em hábitos diários como utilização de energia elétrica, telefone, uso do carro, entre outros.

4-Quitação da dívida
Tente negociar as dívidas diretamente com os credores ou se informe sobre a existências de feirões de conciliação. Se houver algum dinheiro aplicado, avalie a possibilidade de utilizar para quitação das dívidas.

O 13º salário também pode ser usado para pagar ou amortizar dívidas (veja aqui).
Dê prioridade às dívidas com juros mais altos como cartão de crédito e cheque especial.

5-Regularização
Ao firmar um acordo de renegociação ou obter a quitação de uma dívida, mantenha tudo bem documentado e providencie a regularização da situação perante os cadastros de inadimplentes.

Do Portal do Governo do Estado