Procon-SP alerta para recall de veículos

Órgão de defesa do consumidor enfatiza necessidade de proprietários atenderem convocações dos fabricantes

qua, 26/10/2016 - 17h58 | Do Portal do Governo

Apenas 12,82% dos proprietários de veículos convocados pelos fabricantes atenderam as campanhas de recall anunciadas no primeiro semestre deste ano. O dado, que consta no relatório do Procon-SP, alerta para o risco que estão correndo motoristas e pedestres.

O atendimento aos chamados de recall é importante porque a substituição de peças pode evitar consequências como incêndios nos veículos, perda de freios, da dirigibilidade e até o lançamento de fragmentos metálicos nos ocupantes, que podem provocar ferimentos graves e até a morte.

Dados de anos anteriores revelam o baixo comparecimento aos pedidos de recall. De 2002 a 2015, apenas 50% dos proprietários levaram seus veículos para fazer os reparos necessários. Dos 11.302.987 de veículos convocados por 724 campanhas de recall, 5.575.770 não responderam aos chamados.

O Procon-SP mantém na Internet informações sobre o que é o recall, como atender os chamados e um banco de dados, com modelo e marca dos veículos convocados para fazer os reparos e o relatório das campanhas.

Clique aqui para pesquisar se o seu veículo consta nas convocações feitas pelos fabricantes.

Do Portal do Governo do Estado