Poupatempo ganha totens de autoatendimento

Usuários poderão agendar serviços para qualquer unidade, solicitar segunda via de RG e imprimir atestado de antecedentes

ter, 25/10/2016 - 18h49 | Do Portal do Governo

Para melhorar a experiência do serviço e tornar a vida do usuário mais fácil, o Poupatempo passa a disponibilizar totens de autoatendimento, que começam a ser instalados em unidades da Capital e do interior do Estado.

Os equipamentos são semelhantes aos caixas eletrônicos do sistema bancário e podem ser utilizados pela população para agendar qualquer serviço em todos os postos do Poupatempo, como impressão da DARE para pagamento da segunda via de RG, quando o usuário precisa recolher a taxa (quem emitiu o RG a partir do segundo semestre de 2014, poderá fazer o atendimento completo no totem), e solicitar Atestado de Antecedentes.

Das 64 máquinas contratadas, 33 já estão funcionando nos postos Itaquera, Lapa, São José dos Campos, Guarulhos, Osasco, Campinas Centro, Campinas Shopping, Santos e São Bernardo do Campo. “Escolhemos as 19 localidades com o maior volume de atendimento”, explica Ilídio Machado, Superintendente de Novos Projetos do Poupatempo.

Até meados de novembro, outros 31 totens serão instalados em mais dez unidades do Poupatempo. Nesta segunda fase, irão receber os totens as unidades Santo Amaro, Sé, Luz, São José do Rio Preto, Sorocaba, Santo André, Jundiaí, Ribeirão Preto, Bauru e Suzano.

Inovação
Com a implantação dos totens, o Governo busca agilizar ainda mais os atendimentos nos postos. Isso porque em 50% dos casos, o cidadão vai até uma unidade apenas para agendar um serviço – os demais 50% usam a internet, o portal Poupatempo, o aplicativo móvel SP Serviços e o Disque Poupatempo (0800 772 3633 para telefones fixos ou 0 operadora 11 2930 3650 para ligações de celulares).

Os totens ficarão na entrada dos postos e o cidadão contará com a ajuda de um orientador para usar o equipamento e escolher entre agendamento, Atestado de Antecedentes Criminais e segunda via de RG. No caso desta última opção, o sistema também confere as digitais da pessoa (se o documento foi emitido a partir do segundo semestre de 2014), graças a automatização dos serviços e integração da base de dados eletrônica (com o sistema de coleta biométrica de dados).

Outra novidade foi a inserção de um código de leitura (QR Code) para os Atestados de Antecedentes emitidos nos totens, que permite verificar a veracidade do atestado.

Testado e aprovado
De novembro de 2015 até abril de 2016, o Poupatempo fez uma prova de conceito com dez totens nos postos da Sé, Lapa e em Itaquera. A partir dos resultados, foi elaborado o desenho do projeto com as especificações necessárias.

Os equipamentos foram concebidos dentro do conceito universal de acessibilidade, para uso integral de cadeirantes. A tela, na vertical, possui tecnologia touchscreen (sensível ao toque) e as informações em letras grandes facilitam a leitura.

A Prodesp, responsável pela operação dos postos, fez a integração de sistemas e contará com um módulo de gerenciamento para avaliar a disponibilidade do equipamento e do link, além de contabilizar o número de atendimentos.

Do Portal do Governo do Estado