Sábado tem mega mutirão contra Aedes aegypti

Dengue em São Paulo cai 70% graças a campanha para combater focos do mosquito

sex, 21/10/2016 - 19h58 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde, a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e prefeituras continuam a ofensiva contra a dengue. Neste sábado (22) acontece um mega mutirão de combate aos focos de Aedes aegipty. A ação envolve 14 mil agentes e supervisores de saúde em 343 municípios.

A campanha denominada “Todos Juntos contra o Aedes Aegypti” prossegue nos sábados seguintes até dezembro e já percorreu 556 municípios do Estado. Desde que foi iniciada, em 3 de setembro deste ano, mobilizou 30,4 mil agentes de saúde e supervisores. Até o momento, foram investidos mais de R$ 4,3 milhões no trabalho de campo.

Os resultados apresentados são bastante positivos e indicam a redução de 70% nos casos de dengue. No período entre o início do ano até 10 de outubro último, foram registrados 158.117 casos de dengue, contra 684.360 casos em 2015. Os dados são do Sinam (Sistema de Informação de Agravos e Notificações), com base em informações dos municípios paulistas.

A varredura de focos do mosquito acontece em imóveis públicos, privados e terrenos baldios, com a eliminação de criadouros, remoção mecânica, tratamento químico (quando necessário), orientação e informação para a população.

A queda nos índices de chikungunya foi ainda mais significativa. Segundo a Secretaria do Estado da Saúde, foram registrados 189 casos, em pacientes que contraíram a doença em outros Estados, o que significa que nenhum dos casos de contração da doença aconteceu no Estado de São Paulo.

Saiba mais sobre o combate ao Aedes aegypti no Estado de São Paulo.

Do Portal do Governo do Estado