#OutubroRosa: Conheça a história da pianista Maria Inês Vasconcellos

Paciente do Icesp, ela superou, por duas vezes, câncer no seio e perdeu um filho para a doença; assista ao vídeo

ter, 25/10/2016 - 10h17 | Do Portal do Governo

A vida – ou a perspectiva sobre ela – muda após receber um diagnóstico de câncer. Trata-se de uma pausa forçada. A locomotiva para e lhe obriga a descer, pensar e escolher como seguirá dali em diante.

“Você só tem duas escolhas. Ou encara com felicidade ou vai para baixo. Eu decidi que não ia me afundar, decidi levar minha vida normalmente”.

A pianista Maria Inês Vasconcellos recebeu o primeiro diagnóstico de câncer de mama em 2003. “Eu tinha 55 anos. Fiz a retirada da mama e coloquei prótese. Tive rejeição após dois anos. Troquei a prótese e, em 2010, descobri um novo câncer na mama, mais agressivo e invasivo.”

Clique aqui e veja o especial sobre o #OutubroRosa. 

Por conta do segundo diagnóstico, Maria Inês foi se tratar no Icesp – Instituto de Câncer do Estado de São Paulo. “Meu filho fazia tratamento lá. Então, ficamos nós dois lutando, eu de um lado e ele de outro. Infelizmente meu filho não resistiu e faleceu há quatro anos”.

Mesmo no período mais difícil do tratamento – e da vida -, Maria Inês não perdeu a vontade de seguir e enfrentar a doença. “Eu sabia que era uma fase, porque tudo passa. Tudo voltou ao normal e eu sigo alegre. Não perdi a alegria em viver, porque ela é minha motivação nesta vida.”

#OutubroRosa

Do Portal do Governo do Estado