Cartilha sobre bebês será distribuída em penitenciárias femininas do Estado

Medida estadual visa o bem-estar de mães e gestantes e ainda garante os direitos relativos à maternidade

qui, 06/10/2016 - 10h53 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Administração Penitenciária distribui neste mês de outubro uma cartilha com orientações sobre o acompanhamento dos bebês no primeiros meses do nascimento para sete unidades prisionais femininas do Estado. Entre as dicas estão quais as medidas saudáveis de peso e altura, calendário de vacinação e tempo médio de início da dentição.

O guia possui também espaços para que as mães possam guardar registros como certidão de nascimento e os primeiros momentos vividos como o banho, corte de unha, mamadeira, além de dados sobre a rotina de cuidados para informar a pessoa que irá acompanhar a criança enquanto a mãe cumpre pena.

Segundo levantamento da pasta estadual realizado em agosto, há 109 gestantes e 116 bebês nas unidades prisionais do território paulista. Pela legislação, as mães, privadas de liberdade por sentença judicial, podem ficar com as crianças por pelo menos seis meses iniciais, tempo necessário para a amamentação.

Novas penitenciárias
A distribuição das cartilhas é mais uma medida da pasta estadual para garantir o bem-estar de mães e gestantes e ainda garantir os direitos relativos à maternidade. Desde 2011, com a inauguração da unidade de Tremembé, as novas penitenciárias femininas são planejadas e construídas para atender as necessidades da mulher presa com área específica voltada à saúde feminina, creche, biblioteca, pavilhão de trabalho e espaço para recreação infantil. Desde então, quatro unidades prisionais foram entregues pelo Governo do Estado com essas características.

Do Portal do Governo do Estado