Turismo: SP tem ampla infraestrutura e atrações para todos gostos

Quantidade de opções faz do Estado um dos destinos turísticos preferidos

ter, 27/09/2016 - 14h32 | Do Portal do Governo

São Paulo se destaca em muitos setores. E mais do que a capital dos negócios, o olhar para o Estado vai muito mais além dos atrativos de sua capital, uma das mais importantes cidades do mundo. O território paulista também é um destino turístico com atrações diversas. 

Para começar, o Estado de São Paulo tem 622 quilômetros de costa, do litoral sul ao norte, 138 mil hectares de mata Atlântica e 228 praias para o turista conhecer, serras, campos e montanhas, 67 municípios classificados como estâncias turísticas e mais de 300 municípios com potencial turístico, parques, reservas florestais e mais de 800 propriedades rurais de potencial turístico no Interior, além de uma sólida rede hoteleira de 180 mil unidades em todo o Estado, com capacidade para 540 mil leitos.

Sua geografia privilegiada apresenta um grande número de corredeiras, cascatas, montanhas e locais propícios para a prática de esportes, no litoral e interior, como surfe, stand up, vela, canoagem, trilhas, rafting, balonismo, entre outros. Os dez parques temáticos localizados em diferentes regiões recebem todos os anos 10 milhões de pessoas.

No que diz respeito especificamente ao chamado turismo de negócios são movimentados cerca de 19 bilhões de reais ao ano na capital, com a participação de aproximadamente 2 milhões de pessoas.

Outro destaque é a cultura paulista. Turistas brasileiros e de outros países vem à cidade em busca da diversificada oferta de atrações culturais, tais como shows, casas noturnas, feiras de diferentes gêneros, festivais de música, teatros e cinemas.

A cidade de São Paulo é considerada ainda a capital da gastronomia, afinal são bares e restaurantes com pratos da culinária internacional de todos os países e um ampla rede hoteleira com 105 mil leitos disponíveis, o correspondente a 42 mil apartamentos.

Sem falar na malha rodoviária estadual de 36 mil quilômetros, que contempla 19 das 20 melhores rodovias do país, que proporcionam facilidade de deslocamento, conforto e segurança para os usuários. São Paulo tem ainda 36 aeroportos, dois deles internacionais, 2,7 mil locadoras de veículos e seis linhas ferroviárias turísticas.

Essa é um pouco da realidade de um Estado que atrai 50 milhões de turistas em média por ano.

Dados sobre o potencial turístico do Estado de São Paulo
50 milhões de turistas por ano, em média;
2 milhões de turistas estrangeiros;
Cerca de 180 mil apartamentos em hotéis, o que resulta em aproximadamente 540 mil leitos;
105 mil leitos na cidade de São Paulo, o correspondente ao montante de 42 mil apartamentos;
622 km de litoral, 293 praias;
Mais de 800 propriedades rurais a serviço do turismo, entre fazendas históricas, campings, pesque-pagues, etc.;
Média 12 milhões de fiéis por ano visitam o Santuário de Aparecida;
Cerca de 10 parques temáticos e de diversão que recebem mais de 10 milhões de pessoas por ano;
19 das 20 melhores estradas do País;
198 mil km da melhor malha ferroviária do país;
6 linhas ferroviárias turísticas;
70 mil bares e restaurantes;
7 mil agências de viagens;
2,7 mil locadoras de veículos;
36 aeroportos, dentre eles 2 internacionais.

Do Portal do Governo do Estado