Funcionário da CPTM planta orquídeas e muda paisagem

Auxiliar de limpeza quis mudar imagem da Marginal e deixa-lá mais bonita

dom, 25/09/2016 - 9h02 | Do Portal do Governo

Apaixonado pela natureza, o auxiliar de limpeza da CPTM, Olímpio Celestino Chaves Filho, de 50 anos, vem espalhando orquídeas por onde passa. O ex-jardineiro iniciou uma generosa ação ao espalhar mudas da planta ao longo da ciclovia Rio Pinheiros.

Ver o fruto do seu trabalho crescendo e florescendo nos troncos das árvores é, segundo Olímpio, a maior recompensa. Com os anos de experiência, ele conseguiu multiplicar as orquídeas: “de uma muda, fiz sete e fui dobrando este número”, explica.

O trabalho é exemplo para outras pessoas que estão doando mudas para que ele continue deixando a região mais bonita. O trabalhador garante que as margens das estações da CPTM continuarão coloridas, pois ele não deixará de espalhar as plantas.

Muito apreciada pelos brasileiros, existem cerca de 50 mil espécies de orquídeas no mundo. Dessas, 20 mil são encontradas diretamente na natureza e outras 30 mil criadas em laboratório, a partir do cruzamento de espécies. O Brasil é um dos países mais ricos em tipos de orquídeas, com cerca de 3.500 espécies

Do Portal do Governo do Estado