Seminário encerra atividades da Semana da Consciência Verde

Programação da Fundação Itesp inclui plantio de 4.600 mudas em assentamentos rurais do Pontal do Paranapanema

qua, 21/09/2016 - 21h01 | Do Portal do Governo

A Fundação Itesp, vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, encerra nesta quinta-feira (22) com um seminário em Presidente Prudente, a programação da Semana da Consciência Verde, que vem sendo desenvolvida desde segunda-feira (19).

Entre as ações desenvolvidas no período está o plantio de 4.600 mudas de árvores em assentamentos rurais do Pontal de Paranapanema. As mudas foram cedidas pela Cesp, parceira da fundação na iniciativa. O número de mudas corresponde à quantidade de famílias assentadas na região.

Foram programados plantios também em outros assentamentos assistidos pela Fundação Itesp e os agricultores familiares orientados a como conservar as Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal.

Seminário
A Semana da Consciência Verde encerrará com o Seminário Gestão Ambiental nos Assentamentos Estaduais do Pontal do Paranapanema. O evento, promovido pela SJDC, por meio do Itesp, será realizado no auditório do Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, com as presenças do secretário da Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa, do diretor executivo do Itesp, Marco Pilla, de representantes do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), da Polícia Ambiental, de universidades, de ONGs e de empresas privadas.

Reflorestamento
Desde 2011, o Itesp investiu mais de R$ 3 milhões no plantio de 291 mil mudas em 140 hectares de áreas de APP e de RL em 40 assentamentos de 17 cidades paulistas (Araraquara, Araras, Caiuá, Euclides da Cunha Paulista, Marabá Paulista, Mirante do Paranapanema, Presidente Bernardes, Presidente Venceslau, Restinga, Rosana, Teodoro Sampaio, Tupi Paulista, Itapeva, Iperó, Porto Feliz, Mogi Mirim, e São Simão). O recurso também foi direcionamento para construção de cercas para preservação dessas áreas, implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs), entre outros. Algumas ações ainda estão em andamento.

Além disso, por meio de parcerias com o Fundo de Interesses Difusos (FID) da Secretaria da Justiça, empresas, prefeituras, ONGs, MP-SP e Cetesb serão investidos quase R$ 12 milhões no plantio de 1,2 milhão de mudas em 820 hectares de áreas de APP e de RL em 21 assentamentos de 12 cidades (Araraquara, Batatais, Caiuá, Euclides da Cunha Paulista, Franco da Rocha, Marabá Paulista, Mirante do Paranapanema, Presidente Bernardes, Presidente Venceslau, Restinga, Rosana e Teodoro Sampaio).  Parte desse recurso já foi usado para recuperação florestal das áreas.

SERVIÇO
Seminário Gestão Ambiental nos Assentamentos Estaduais do Pontal do Paranapanema
22/09/2016
Centro Cultural Matarazzo, Presidente Prudente
9h – Abertura
10h – Painel Gestão Ambiental nos Assentamentos Rurais Estaduais
13h30 – Painel Aplicação da Legislação Ambiental nos Assentamentos Rurais

Do Portal do Governo do Estado